18 set Projeto de reeducação de homens agressores é tema do Juízes em Ação
Proposta na Comarca de Caxias do Sul visa promover reflexão de gênero e mudança cultural.
O programa Juízes em Ação, que vai ao ar nesta terça-feira (22/9), às 13 horas, pela Radioweb AJURIS, apresenta entrevista com o juíz de Direito Emerson Jardim Kaminski, do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de Caxias do Sul. O magistrado detalha o projeto que resultou na criação do Projeto Hora (Homens, Orientação, Reflexão e Atendimento), que inclui homens agressores de mulheres em ações que visam o enfrentamento à violência doméstica, com o objetivo de promover uma mudança cultural a partir da reeducação e da reflexão sobre gênero.
A motivação, segundo o magistrado, foi a necessidade percebida de envolver estes homens em iniciativas além das aplicações de penas para comportamentos agressivos já ocorridos, fossem físicos, morais ou patrimoniais. O objetivo foi apresentar um olhar para o outro lado da situação agressiva, que é o homem. “Os resultados desse enfrentamento tradicional pelo Direito Penal não vinham trazendo nenhuma perspectiva de redução dos índices de violência ou de uma melhor aceitação por parte do homem da atuação do Poder Judiciário”, destaca Kaminski.
O trabalho consiste numa proposta de acompanhamento psicológico, orientação, reflexão e apoio educacional. Toda vez que chega ao Fórum um pedido de medida protetiva formulada por mulheres vítimas de violência, ao despachar o pedido, automaticamente o agressor é intimado a se integrar ao grupo. O magistrado destaca no programa que o projeto já envolveu 574 homens. Destes, nem um se tornou reincidente em agressões.
Ouça o programa:
Produzido pela Radioweb AJURIS, o programa Juízes em Ação é apresentado pelo jornalista Cristofer de Mattos e vai ao ar nesta terça-feira (22/9), às 13 horas, com reprise às 21 horas e na quarta-feira (23/9), às 11 horas. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb clique AQUI.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br