20 jun Programa Escola+Paz vai levar Justiça Restaurativa às escolas
O Seminário Internacional pela Justiça e Construção de Paz nas Escolas, que está sendo realizado nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21) no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, marcou o lançamento do Programa Escola+Paz. A iniciativa prevê a utilização das práticas da Justiça Restaurativa na solução de conflitos escolares e está sendo realizada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul com o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e das Cipaves, em parceria com a AJURIS.
A metodologia do Escola+Paz para difundir a cultura de paz ocorrerá por meio da formação e suporte a um grupo de 20 multiplicadores, que deverão formar outros 1.200 facilitadores de práticas restaurativas. A estratégia de pacificação será aplicada em comunidades escolares de seis territórios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Abrangerá a Capital (os bairros Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta), Alvorada e Viamão. A proposta do programa é que os conflitos de pequena complexidade sejam resolvidos dentro do âmbito escolar, num ambiente de conversa e entendimento, sem a necessidade de criminalizar o ato.
Por meio de oficinas, formações básica e avançada e estágios práticos serão realizadas as formações dos facilitadores do programa. Ao final do projeto, haverá a implantação dos núcleos e centrais de práticas restaurativas nas localidades abrangidas. “A AJURIS atuará na posição de formadora da equipe de 20 profissionais que serão multiplicadores de práticas de Justiça Restaurativa em seis regiões de grande conflagração de violência. As escolas serão convidadas a implantar as práticas restaurativas no seu cotidiano como ferramenta pedagógica e instrumento de fortalecimento do convívio escolar e resolução de conflitos”, destacou o juiz Leoberto Brancher, coordenador de Formação em Justiça Restaurativa da Escola da AJURIS. O juiz apresentou a estrutura de funcionamento do programa durante um dos painéis do seminário.
Veja a galera de fotos completa em: https://flic.kr/s/aHsmdRDrZG
Departamento de Comunicação
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br