fbpx

Presidente do TJRS assume Conselho dos Tribunais de Justiça

Presidente do TJRS assume Conselho dos Tribunais de Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, assumiu no final da tarde de sexta-feira (7/12) a presidência do Conselho dos Tribunais de Justiça. O ato ocorreu após a renúncia do atual presidente, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, durante o encerramento do 115º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado em Florianópolis. O próximo encontro será realizado nos dias 14 e 15 de março de 2019, em Salvador, na Bahia.

Primeiro gaúcho escolhido para dirigir o Colegiado, Duro foi eleito por aclamação pelos chefes dos Tribunais de Justiça de todo país. À tarde, ele havia destacado a importância do encontro que reúne os presidentes e os principais dirigentes dos tribunais de Justiça dos estados brasileiros. “Esses encontros, realizados periodicamente, são sempre muito importantes porque permitem que os membros e os presidentes de poderes consigam conversar e trocar várias experiências. Isso é fundamental para a administração, essa troca de experiências, pois cada um enfrenta um problema diferente, e alguns deles são comuns”, disse o desembargador. Criado em 1992, o Conselho tem por objetivo a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente do Poder Judiciário Estadual, e a integração dos Tribunais de Justiça em todo o território nacional.

A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, cumprimentou Duro pela eleição e destacou sua escolha como “um reconhecimento aos serviços prestados pelo Judiciário à sociedade do Rio Grande do Sul”. No último relatório do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário gaúcho foi destacado como o de melhor desempenho no país.