fbpx

Presidente da AJURIS recebe Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral

Presidente da AJURIS recebe Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral

O presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), Cláudio Martinewski, foi um dos agraciados no final da tarde de terça-feira (23/5) com a Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral do Rio Grande do Sul, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Junto com Martinewski, outras 11 personalidades do Sistema de Justiça receberam a comenda das mãos do presidente da Corte, Francisco Moesch, e da vice-presidente e corregedora do TRE-RS, Vanderlei Teresinha Kubiak.

Em sua saudação aos homenageados, Moesch lembrou que todos os agraciados com a medalha deram fundamental contribuição para a realização plena das eleições de 2022, a exemplo do que o juiz Moysés Vianna fez em 1936, sacrificando sua vida para impedir fraudes nas eleições daquele ano e sendo homenageado postumamente dando nome à comenda. Na atual gestão, liderada por Martinewski, a AJURIS promoveu manifestações públicas em defesa da Justiça Eleitoral e da atuação das juízas e juízes responsáveis pela realização do pleito. Também firmou no ano passado com o TRE-RS um convênio para que magistrados voluntários, da ativa e aposentados, auxiliassem os titulares das diferentes Zonas Eleitorais em algumas tarefas durante a realização do pleito.

Os vice-presidentes da AJURIS Cristiano Vilhalba Flores (Administrativo) e Amita Leão Barcellos Milleto (Social), a diretora da Escola da AJURIS, Patrícia Laydner, e a diretora do Departamento de Pensionistas, Angela Gastal Parmentier Carvalho, acompanharam a sessão solene no TRE-RS.

Também foram homenageados:

Iris Helena Medeiros Nogueira (presidente do Tribunal de Justiça do RS)
Marcelo Lemes Dornelles (procurador-geral de Justiça)
Fábio Nesi Venzon (procurador-regional da República da 4ª Região)
Ricardo Teixeira do Valle Pereira (presidente do TRF da 4ª Região)
Ranolfo Vieira Júnior (ex-governador do Estado)
Oyama Assis Brasil de Moraes (desembargador do Pleno do TRE-RS de 2021-22)
José Vinicius Andrade Jappur (desembargador do Pleno do TRE-RS de 2022-23)
Amadeu Henrique Ramella Butteli (integrante do Pleno do TRE-RS de 2020-22)
Gerson Fischmann (curador do Memorial da Justiça Eleitoral)
Leonardo Lamachia (presidente da OAB-RS)
Ana Gabriela de Almeida Veiga (diretora-geral do TRE-RS)