fbpx

Presidente da AJURIS cumprimenta ministra Cármen Lúcia pela posse na Presidência do STF

Presidente da AJURIS cumprimenta ministra Cármen Lúcia pela posse na Presidência do STF

Para Gilberto Schäfer, expectativa é que presidente dê continuidade às políticas desenvolvidas no CNJ de valorização do 1º grau e de projetos que garantam eficiência e democratização do Judiciário.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, nesta terça-feira (13/9), prestigiou a posse da nova Secretária-Geral da Presidência do STF, juíza Andremara dos Santos, em Brasília. Na ocasião, também cumprimentou a nova presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, estendendo os votos de uma gestão profícua. Schäfer foi acompanhado do presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa.

Em um momento de grande mudanças na vida política brasileira, a AJURIS destaca a importância que a gestão da ministra à frente da mais alta corte do país seja marcada pela defesa dos valores democráticos, essenciais para a paz social, e de valorização da Magistratura.

Neste contexto, “ressaltamos a expectativa que a presidente Cármen Lúcia dê continuidade às políticas desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido de valorizar o primeiro grau da jurisdição, assim como promover projetos que garantam a eficiência e democratização do Judiciário”, frisa Schäfer.

Da mesma forma, conforme o presidente da AJURIS, é importante que o período seja marcado pelo diálogo e atuação em prol da recomposição dos subsídios dos magistrados, assim como pela retomada da Valorização por Tempo de Magistratura (VTM), questões essenciais para garantir a remuneração compatível com o importante trabalho desenvolvido pelos magistrados em todo território nacional.

“O Poder Judiciário tem exercido um papel fundamental no combate à corrupção e na punição desses crimes que causam sérios danos para a sociedade. Desta forma, a expectativa é que atuação da nova gestão do STF seja balizada pela defesa do Estado Democrático de Direito, com a valorização dos magistrados e garantia das prerrogativas da Magistratura e da independência judicial”, pontuou.

Secretária-geral da Presidência do STF

dscn0806Andremara dos Santos é juíza de carreira e construiu sua vida profissional e acadêmica com atenção especial para causas sociais, como direito das crianças, dos encarcerados e das mulheres. Desde janeiro, atuava como juíza instrutora no gabinete da ministra Cármen Lúcia.

Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com mestrados em Segurança Pública, Justiça e Cidadania e em Direito Econômico pela mesma universidade, Andremara tem especialização em Segurança Pública e em Direito Processual. Até chegar ao STF, a magistrada atuava como auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e foi juíza titular da 2ª Vara de Execuções Penais de Salvador.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br