12 ago Presidente da AJURIS cobra do Governo a criação de um Programa Penitenciário Estadual ao final do Seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos
Gilberto Schäfer ressaltou a atuação da AJURIS, em conjunto com as entidades que compõem o Fórum da Questão Penitenciária, ao denunciar o caos do Presídio Central à OEA.
O Seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos promoveu a reflexão sobre o tema, a partir de diferentes perspectivas e propostas, trazendo ao debate os anseios sobre uma política penitenciária, buscando caminhos para reformar os paradigmas da execução penal no intuito de possibilitar verdadeiramente a reinserção social e consequente diminuição da criminalidade.
Na conclusão do Seminário, o presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, argumentou que existe um grande desafio para enfrentar a crise no sistema prisional que envolve a capacidade de articular políticas públicas do ponto de vista federativo e também intensificar o diálogo dentro dos Poderes e dos órgãos públicos.
Sobre a questão específica do Rio Grande do Sul, o magistrado reforçou que a Associação, em conjunto com outras entidades que integram o Fórum da Questão Penitenciária, levou o problema do Presídio Central à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA e solicitou audiência com o Governador do Estado para debater o colapso do sistema prisional, mas não obteve retorno. “A AJURIS continua defendendo uma bandeira: o Governador precisa liderar a formação de um Programa Penitenciário Estadual. Chega de improvisação. Os servidores penitenciários, da segurança, e também os magistrados, estão todos sobrecarregados”, sustentou Schäfer, pelo que foi fortemente aplaudido pelos presentes.
A atividade foi recebida positivamente pelo público, formado por magistrados, acadêmicos de diversos cursos, servidores da Justiça e Segurança Pública e representantes de organizações da sociedade civil.
Participantes relatam impressões ao final do Seminário
Tania de Souza, Presidente da Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Prisional (Faesp) – Foi um evento muito importante e necessário. Junto com a exposição fotográfica completou o tema que a AJURIS propôs. Precisamos avançar nesta discussão para acabar com a violência e olhar com mais atenção para o preso.
Sônia Lucinda Modena, psicóloga com atuação no sistema prisional da Secretaria Estadual de Saúde – Importante o debate. A população está adormecida para este tema. O país que investe em educação não tem prisão. O problema é escondido nas cadeias. Muitas vezes, o primeiro contato do indivíduo com o Estado é quando é preso e o primeiro contato com saúde básica é dentro da cadeia.
Jeane Schenatto, enfermeira, técnica superior penitenciária – O Seminário foi objetivo. Os palestrantes apresentaram colocações pertinentes e de forma clara. As escolhas foram acertadas. Destaco a fala do presidente da AJURIS no final que lembrou do quanto os servidores da Susepe estão cansados diante de tudo isso.
Juliana Campani
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br