fbpx

Prêmio AJURIS Direitos Humanos divulga finalistas

Prêmio AJURIS Direitos Humanos divulga finalistas

A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) divulgou nesta quinta-feira (16/11) os finalistas do Prêmio AJURIS Direitos Humanos. Após analisar projetos de mais de 80 candidatos inscritos, o corpo de jurados definiu os vencedores das categorias Monografia Acadêmica, Boas Práticas, Fotografia e Jornalismo. Os nomes serão conhecidos em um evento presencial na próxima segunda-feira (20/11), a partir das 15h30min, no auditório do Cjud/Escola da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229), em Porto Alegre.

A programação da premiação ainda contará com dois seminários. Um discutirá o valor da liberdade de expressão, com o ministro Ayres Britto, homenageado com um troféu na categoria Jornalismo nesta edição do prêmio. O outro seminário será responsável por debater a construção de políticas públicas e de ações afirmativas para a garantia dos direitos fundamentais da população negra, com a presença da secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, da deputada estadual Bruna Rodrigues, da juíza Flávia Marciano Monteiro, da defensora pública Gizane Mendina Rodrigues, do procurador do Estado Jorge Terra e do promotor de Justiça Leonardo Menin.

Com a temática Proteção de Vulneráveis, baseada no que diz o artigo 3º do inciso IV da Constituição Federal, o Prêmio AJURIS Direitos Humanos distribuirá mais de R$ 30 mil para os vencedores. Realizado pelo Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da Associação, o prêmio contou com o apoio da Escola da AJURIS e da Cooperativa Sicredi-AJURIS. Foram 18 jurados, entre magistrados e especialistas, divididos nas quatros categorias. 

As inscrições para participar do evento podem ser feitas aqui.

Conheça os finalistas:

 

Boas práticas

– Acesso seguro na internet para os protegidos do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Rio Grande do Sul – PPCAAM/RS
– Impulso Educativo do Instituto Pobres Servos da Divina Providência
– Orquestra Villa-Lobos da Escola Heitor Villa Lobos

Monografia Acadêmica

– Do processo à efetividade, “passando pelos sinos”: o processo estrutural como instrumento de concretização do direito social à saúde, de Laura Guilherme Lopes
– O trabalho escravo no Brasil contemporâneo e a violação de direitos humanos: uma análise à luz da biopolítica e do paradigma do campo, de Iury Batista dos Santos
– Uma análise do garimpo ilegal e os danos socioambientais nas terras indígenas Yanomami, de Victória Moura e Cunha de Freitas

Fotografia

– Frederico Magno – Crise Yanomami
– Jorge Leão – Remoção ou Expulsão
– Ubirajara da Costa Machado – Operação Resgate

Jornalismo 

 – Aldeia luta pela sobrevivência na capital do país a menos de 20 minutos da praça dos Três Poderes, de Rafael Daguerre (Mídia 1508)
– Desafios perversos: como o aplicativo Discord virou ferramenta para envolver adolescentes em um submundo de violência extrema, de Monica Marques e equipe (Rede Globo)
– Lar: lutas e direitos – o desafio de ter acesso a moradia digna no Brasil, de Andreza Brito e equipe (Jornal Minas)
– Se essa rua fosse minha, de Mariana Castagna Ferrari e equipe (Record)
– Trabalho escravo, de Renato Franco (Jornal Minas)

Prêmio Ayres Britto de Liberdade de Expressão

– Aluna de Novo Hamburgo dribla falta de informação e terá nome social nos registros escolares, de Ubiratan da Silva Júnior (Jornal NH)
– Genivaldo: sufocado dentro da viatura, de Raul Dias Filho e equipe (Record)
– Como se organizam os grupos que impulsionam protestos contra o resultado das urnas, de Humberto Trezzi (Zero Hora/GZH)
– Quem foi Manoel Padeiro, o “Zumbi dos Pampas”, que pode ser reconhecido como o primeiro herói negro do RS, de Camila Bengo (Zero Hora/GZH)
– Vítimas de trabalho escravo relatam o terror vivido no RS, de Rafael Silva e Janaína Oliveira (Agência Radioweb)