fbpx

Perfil: Patrícia Laydner, diretora da Escola da AJURIS

Perfil: Patrícia Laydner, diretora da Escola da AJURIS

A juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner, 47 anos, seguirá à frente da Escola da Magistratura da AJURIS no biênio 2022-23. Após um período como vice-diretora e diretora interina na instituição, a magistrada assume o compromisso de continuar com a gestão do braço educacional da Associação dos Juízes do RS.

Natural de Porto Alegre, a juíza é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), mestre em Direito Ambiental e doutora em Ciências Jurídicas pela Université de Paris-Sud. Na formação acadêmica, também passou por uma especialização em Direito Europeu dos Contratos pela Université de Savoie, na França. Além disso, Patrícia já ministrou aulas na francesa École Supérieure de la Magistrature e na canadense Université du Québec à Montréal.

No cenário nacional, já colaborou com a ENM (AMB) e participou do grupo de trabalhou que idealizou o Mestrado Profissional da ENFAM, onde também é formadora e integra o corpo docente do curso de especialização Jurisdição Inovadora – para além de 2030.

Embora o exercício da magistratura não estivesse no seu horizonte durante a faculdade, a experiência profissional como assessora de desembargador trouxe para a magistrada um encanto pela atividade jurisdicional. A sua carreira jurídica começou há 17 anos, com a aprovação no concurso para juíza de Direito substituta na comarca da Capital. Na sequência, foi transferida para Osório, passando também pelos municípios de Caxias do Sul, Sapiranga e Guaíba.

Atualmente, a juíza também atua como coordenadora da Unidade Ambiental Ecojus do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), setor responsável pelas diretrizes e boas práticas na gestão ambiental do Judiciário gaúcho.

Metas da gestão

Entre os principais objetivos para a nova gestão na Escola da AJURIS, estão a implementação de cursos de pós-graduação e a ampliação da parceria com o TJRS. Segundo a magistrada, a diretoria prevê seguir o projeto de incremento das atividades da instituição, incluindo também o projeto de residência judicial.

Além da profissão

Casada com o arquiteto e urbanista Humberto, Patrícia tem como paixão as artes e a cultura francesa. O esporte também está muito ligado à vida da juíza, que é praticante de remo e beach tennis, representando a AJURIS nas competições nacionais entre magistrados.