fbpx

Papel do Judiciário na defesa das mulheres é foco em debate cultural da AJURIS

Papel do Judiciário na defesa das mulheres é foco em debate cultural da AJURIS

Com olhares atentos da plateia, a palestra Líderes Femininas defendeu o papel do Judiciário gaúcho na garantia dos direitos das mulheres. A presença da presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Íris Helena Medeiros Nogueira, da diretora da Escola da AJURIS, Patrícia Laydner, e da diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Bertoluci, foi marcada por falas fortes que lembraram a importância da magistratura na construção de uma sociedade mais igualitária. Organizado pelo Departamento Cultural da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), o evento reuniu autoridades e convidados nesta quinta-feira (10/3), no auditório Desembargador Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.

Mediada pelo vice-presidente Cultural, Daniel Neves Pereira, a roda de conversa abriu os trabalhos citando a participação ativa das mulheres na Justiça rio-grandense e a trajetória pessoal das palestrantes em sua jornada como juízas. A presidente Íris Helena reforçou que o TJRS é o primeiro dos grandes Tribunais brasileiros a eleger uma mulher para o mais alto cargo da Corte. “As mulheres estão cada vez mais confiantes. O 1º Grau do Judiciário gaúcho já tem sua metade composta por juízas. Acredito que nossa determinação em chegar a lugares com qualificação e ter coragem de mostrar o que sabemos fazer é importante para alcançarmos essas conquistas”, destacou.

O evento também refletiu a data de 8 de março, que marca o Dia Internacional da Mulher. Segundo Patrícia, acima de comemorações, é necessário utilizar esse momento para refletir acerca dos espaços que ainda são negados para as mulheres. “Dia da Mulher é mais uma reflexão do que comemoração. Como juízas vemos a desigualdade desfilando em frente aos nossos olhos. A realidade lá fora é bem diferente e é necessário termos olhar de gênero para cuidar das condições e do clima nas audiências, evitando opressões”, ponderou.
Para Alessandra, que recentemente assumiu a liderança do Foro de Porto Alegre, integrar um quadro de diretores com poucas juízas é um marco importante para o avanço das mulheres. “Resiliência e persistência são características que mantemos para seguir em frente”, refletiu.

Além dos debates sociais, ao final do evento o Departamento Cultural da Associação homenageou Maria Berenice Dias, a primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha e a ser empossada como desembargadora do TJRS. Aposentada, a magistrada atua hoje como advogada e vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). O momento foi marcado pelo agradecimento das palestrantes convidadas a sua trajetória no Estado. “É a primeira vez que ouço ‘obrigada’ do Tribunal onde trabalho há 50 anos”, enfatizou emocionada.

Com apoio da Escola da AJURIS e do TJRS, o encontro cultural também contou com a presença do presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, da vice-presidente de Aposentados da Associação, Helena Ruppenthal Cunha, da vice-diretora da Escola, Clarissa Costa de Lima, do 1º vice-presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, da 3º vice-presidente do TJRS, Lizete Andreis Sebben, da defensora Pública-Geral do Estado, Rafaela Consalter, e da secretária-geral adjunta da OAB-RS, Karina Contiero Silva.