fbpx

Novo presidente da AMB: “Nosso compromisso é com a vontade da magistratura”

Novo presidente da AMB: “Nosso compromisso é com a vontade da magistratura”

Com a presença de autoridades do Poder Judiciário e líderes das associações regionais da magistratura, o juiz de Direito Frederico Mendes Júnior tomou posse como novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para a gestão 2023-25, substituindo a juíza Renata Gil. O presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), desembargador Cláudio Martinewski, também tomou posse como um dos vice-presidentes da nova gestão, e a magistrada Leila Torelly Fraga como coordenadora da Coordenadoria dos Aposentados. A sessão solene ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (12/12), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da AMB anunciou que pretende focar sua gestão em três pilares: a defesa irrestrita dos magistrados, a união da magistratura em favor da manutenção da democracia e do fortalecimento do Poder Judiciário e o reconhecimento dos juízes, que trabalham incansavelmente e devem ter mais estrutura e remuneração condizente com as suas responsabilidades. “Nosso compromisso é fazer a vontade da magistratura. Faremos uma gestão voltada para as ideias, dando voz e ouvindo os magistrados de todos os lugares do Brasil. É preciso transformar nossos sonhos em realidade e, por meio do esforço coletivo, concretizá-los. É pelo sonho de uma magistratura combativa, unida, de uma sociedade mais justa e igualitária, e por um Judiciário independente que vamos trabalhar e lutar”, concluiu.

O presidente da AJURIS também destacou a importância da união da classe. “A força da magistratura nacional se provou com a significativa presença dos colegas e de líderes de associações regionais na cerimônia de posse da nova gestão da AMB. É essa união que será necessária para que possamos levar em frente o trabalho na busca das garantias e dos direitos das juízas e juízes do Brasil”, afirmou Martinewski. 

Os vices-presidentes da AJURIS Daniel Neves Pereira (Cultural), Amita Leão Barcellos Milleto (Social) e Helena Ruppenthal Cunha (Aposentados), a diretora da Escola da Magistratura, Patrícia Laydner, e a vice, Clarissa Costa de Lima, e o diretor do Departamento de Assuntos Legislativos da AJURIS, Fábio Duarte Fernandes, acompanharam a cerimônia em Brasília. Integrante da gestão que encerrou o seu período como vice-presidente de Políticas Remuneratórias, a desembargadora Vera Lúcia Deboni também acompanhou a posse no STJ.

A nova gestão da AMB

São os vice-presidentes: Andrea Cristina Waldrigues (Amatra XII), Ângelo Antônio Alencar dos Santos (ANMA), Cláudio Martinewski (AJURIS), Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho (Amepe), Eunice Haddad (Amaerj), Fernando Chemin Cury (Amamsul), Joriza Pinheiro (ACM), Julianne Freire Marques (Asmeto), Marcelo Pizolati (AMC), Nilton Santos Oliveira (Apamagis), Patrícia Carrijo (Asmego) e Rosemeire das Graças do Couto (Amagis).

A magistrada Vanessa Ribeiro Mateus (Apamagis) assumiu como coordenadora da Justiça Estadual, Anderson Furlan Freire da Silva é o coordenador da Justiça Federal, o magistrado Sérgio Polastro (Amatra XV) é o novo coordenador da Justiça do Trabalho e Leila Torelly Fraga (AJURIS) foi empossada como coordenadora de Aposentados.

São conselheiros fiscais na nova gestão os magistrados Alexandre Miguel (Ameron), Thiago Brandão de Almeida (Amapi), Gustavo Plech (Amase) e as magistradas Marianne Júdice de Mattos (Amages) e Jussara Wandscheer (AMC).

O desembargador Nelson Missias foi empossado como o novo diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Maria Isabel da Silva tomou posse como tesoureira da entidade, e o magistrado Adriano Seduvim é o novo secretário-geral da AMB.

Também o juiz de Direito Rafael Pagnon Cunha, diretor do Departamento de Segurança dos Magistrados da AJURIS, foi empossado como diretor-adjunto do Departamento de Segurança de Magistrados da AMB.

 

Crédito das fotos: Guilherme Kardel