Nota pública: encerramento das eleições gerais de 2022

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) vem a público manifestar seu reconhecimento à integridade e validade do processo eleitoral encerrado no dia de hoje, que expressa a legítima vontade política da população brasileira na escolha de seus governantes.

Como é da tradição histórica, o sistema de Justiça Eleitoral, composto por membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por Juízes Eleitorais, Juntas Eleitorais e membros das mesas receptoras, todos com assento normativo na Constituição Federal de 1988 e legislação respectiva, foi incansável e exitoso no árduo exercício de suas respectivas competências constitucional e legal, trazendo a necessária segurança jurídica à expressão máxima da soberania popular.

Por fim, parabenizamos a todos os candidatos eleitos e convidamos a toda a população brasileira a celebrar mais esse marco na consolidação da democracia brasileira.

Cláudio Martinewski