fbpx

Nota pública sobre morte de soldado da BM

Nota pública sobre morte de soldado da BM

A AJURIS vem a público externar seu pesar e compartilhar o momento de consternação da sociedade gaúcha, das forças de segurança do Estado e da família do soldado Luiz Carlos Gomes da Silva Filho, trágica e dolorosamente morto quando a serviço da garantia da ordem pública, e, portanto, na defesa de todos nós.

Ao mesmo tempo em que honra a coragem e intrepidez deste policial militar e de tantos outros que integram as forças policiais gaúchas, a AJURIS se solidariza com seus familiares e com toda a população já exaustivamente vitimizada. A Associação instiga a uma necessária reflexão sobre concepções, estratégias, modelos de gestão e estruturas organizacionais relacionadas à segurança pública e questão prisional.

Como magistrados, somos cientes de que, assim como a Justiça, a Segurança Pública é uma área que exige cada vez mais integração operacional, e que somente através de atitudes políticas de disponibilidade ao diálogo e à humanização das relações será possível construir consensos e promover ações de maior resolutividade.

Estamos igualmente exaustos e não pretendemos permanecer indiferentes. Nem ao luto de cada uma das nossas incontáveis vítimas, nem às deficiências de ordenamento jurídico, tampouco a um modelo político e a um sistema de gestão pública que estão nas raízes do colapso do sistema prisional e da exposição das nossas forças de segurança a confrontos cada vez mais cruentos. Esses sistemas tornam, também, ineficientes outras políticas, notadamente nas áreas de educação, assistência e saúde.

O problema da segurança é por demais complexo. Muito além das armas, exige inteligência, investimento e gestão.

 

Gilberto Schäfer – Presidente da AJURIS

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br