fbpx

Nota de pesar: falece o desembargador aposentado Eladio Lecey

Nota de pesar: falece o desembargador aposentado Eladio Lecey

O desembargador aposentado Eladio Luiz da Silva Lecey, ex-diretor da Escola da Magistratura da AJURIS, faleceu na madrugada desta terça-feira (21/9). O velório ocorrerá a partir das 15h no Crematório Metropolitano (Avenida Oscar Pereira, 584), e a cerimônia de despedida será às 19h. A Escola da Magistratura e a AJURIS divulgaram nota de pesar pela perda do magistrado.

Eladio nasceu em 22 de agosto de 1944, em Pelotas. Em 1973, ingressou na magistratura, assumindo a Comarca de Gaurama como juiz-adjunto e, em 1975, foi nomeado juiz de Direito. Depois de atuar nas Comarcas de Frederico Westphalen, Seberi, Palmeira das Missões, Farroupilha, Cruz Alta e Erechim, chegou a Porto Alegre em 1982 e, em 1991, foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada. Em 31 de março de 1997 tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do RS.

Eladio teve uma vida dedicada à preparação e qualificação da magistratura nacional nas dimensões técnica e humanista, fato reconhecido por magistrados de diferentes gerações. Foi diretor da Escola da Magistratura da AJURIS em duas gestões, de 1988 a 1991, e também da Escola Nacional da Magistratura. Atualmente, era o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Além do envolvimento com a preparação de novos magistrados, Eladio também trabalhava pelas causas da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. 

Como forma de reconhecer esse importante papel, em setembro de 2020, nas celebrações dos seus 40 anos, a Escola da Magistratura da AJURIS lançou o Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade, que ocorre a cada dois anos como forma de reconhecer trabalhos e boas práticas na área promovidos por estudantes de Direito e profissionais do Sistema de Justiça. Na noite de lançamento do prêmio, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da Enfam, Og Fernandes, criou uma imagem para se referir à homenagem ainda em vida a Eladio. Disse que é semelhante a uma garrafa com uma mensagem que se joga ao mar e, depois de navegar milhas e milhas náuticas, vai chegar a uma ilha, com “um recado para o futuro”.

O presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto, lembrou do momento de tristeza pelo falecimento de Eladio e destacou sua dedicação à Escola: “O compromisso de Eladio ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul, se tornando uma referência nacional na qualificação de magistrados. Há mérito, consistência e coerência nessa jornada e isso deve ficar em nossas lembranças. A magistratura está de luto”.

A diretora da Escola da Magistratura, Patrícia Layder, também falou da perda do magistrado: “É muito difícil falar neste momento. Para além de mentor, Eladio foi um grande amigo. De uma gentileza e generosidade ímpar, não media esforços para lutar por aquilo que acreditava, inclusive na defesa da nossa Escola da Magistratura, que muito deve ao seu pioneirismo. Referência na área do Direito Ambiental e na formação de magistrados, Eladio tinha como principal caraterística a sensibilidade, refletida no espírito humanista que marcou a sua atuação profissional. Deixa um grande legado e muitas saudades”.