fbpx

Nota da AJURIS: a vitória do Judiciário

Nota da AJURIS: a vitória do Judiciário

A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) parabeniza os desembargadores Alberto Delgado Neto, Ícaro Carvalho de Bem Osório, Sérgio Miguel Achutti Blattes, Lusmary Fátima Turelly da Silva e Fabianne Breton Baisch pela vitória na eleição realizada nesta segunda-feira (4/12), que definiu a composição da Presidência e dos demais cargos diretivos do Tribunal de Justiça do RS para o biênio 2024-25.

Apesar de ainda estar restrita a um colégio eleitoral limitado ao Segundo Grau de jurisdição, é importante salientar que o Tribunal de Justiça do RS, por força da luta associativa, tanto da AJURIS quanto da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), há muito avançou na democratização da eleição à mesa diretiva, desvinculando-se do critério exclusivamente de antiguidade e, dessa forma, abriu espaço para a formação de candidaturas compromissadas com propostas concretas de gestão, que são previamente debatidas com a classe.

Nesse sentido, a campanha realizada nos últimos meses, que teve um importante momento de diálogo dos postulantes ao cargo durante o Congresso Estadual da Magistratura, promovido pela AJURIS em setembro, foi repleta de proposições para a futura administração, apresentadas pelas duas chapas concorrentes.

Passada a eleição, mais do que união de todos, vencedores e vencidos, que haja resiliência, de um lado, e humildade, de outro, em torno dos ideais e das ideias trazidas por ambas as chapas para que elas possam ser realizadas com benefícios para os integrantes do Judiciário e, principalmente, com ganhos para a sociedade. Esse é o papel responsável de um Poder de Estado.

Como ocorre há quase 80 anos, a AJURIS se coloca à disposição da nova gestão para ajudar na construção de uma administração que seja eficiente, útil e a serviço de todos. A união por meio de um diálogo franco é o melhor caminho para se vencer essa jornada.

 

Cláudio Martinewski
Presidente da AJURIS