fbpx

NOTA – AJURIS repudia declarações de Promotor de Justiça

NOTA – AJURIS repudia declarações de Promotor de Justiça

A AJURIS – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul vem a público se solidarizar com magistrados citados publicamente pelo Promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim e repudiar tal atitude que, de maneira irresponsável, demagógica e reducionista, atribui ao Poder Judiciário a responsabilidade pela situação de insegurança pública e o aumento da criminalidade no Estado do Rio Grande do Sul.

A AJURIS repudia as declarações do Promotor de Justiça, porque elas atentam contra a independência judicial e têm por objetivo causar constrangimento, expondo indevidamente os nomes dos magistrados, imputando-lhes responsabilidade indireta por crimes.

Em momento de consternação pública e frente à complexa crise de segurança, se espera de integrantes do Ministério Público, assim como dos demais órgãos do Sistema de Justiça e de Poderes, serenidade e responsabilidade na atuação institucional, assim como a defesa das instituições e de seus membros.

Para a AJURIS, a postura lamentável do Promotor induz a sociedade ao erro, criminaliza ato jurisdicional e expõe de maneira grave e descontextualizada atos dos magistrados gaúchos. A Associação reitera sua solidariedade com as vítimas da violência, a preocupação com a questão da segurança de todos e o compromisso dos juízes e do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul com a construção de alternativas consistentes para a chaga da violência.

Gilberto Schäfer
Presidente da AJURIS

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br