03 jul Ministro Sanseverino abre Ciclo de Palestras sobre Novo CPC
A palestra inaugural do Ciclo de Palestras sobre o Novo CPC, foi realizada nesta quinta-feira (2/7), com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-diretor da Escola Superior da Magistratura (ESM), Paulo de Tarso Sanseverino.
Sanseverino destacou que o momento é de transformações no Direito Processual. “Nesse momento histórico, em menos de três meses, o Brasil aprovou um novo Código de Processo Civil, modificações na Lei de Arbitragem e uma nova Lei de Mediação foi publicada na segunda-feira (29/6). Ou seja, é um momento extremamente rico, interessante e instigante em termos de Direito Processual Civil.”
Sobre o novo CPC, o ministro do STJ elogiou o novo Código e considera que ele acabará com a “assistematização do Direito Processual Civil”. As várias reformas pelas quais o CPC passou nos anos 90 geram dúvidas nos operadores do Direito sobre se determinados artigos ainda estão ou não em vigor. “É um belo código. É um código que era realmente necessário”, frisou.
O evento contou com a presença do diretor da ESM Cláudio Luís Martinewski, com o presidente da Associação dos Juízes do RS, Eugênio Couto Terra, da desembargadora aposentada Elaine Harzheim Macedo (coordenadora do Ciclo) e do diretor do Foro Central, Nilton Tavares da Silva.
O Ciclo continua nesta sexta-feira, no auditório da ESM, com as palestras dos professores, Daniel Mitidiero, sobre Processo Constitucional e Processo no Novo CPC, das 14h às 16h, e logo após com o desembargador Alberto Delgado, sobre Princípios e Parte Geral, das 16h20min às 18h30min.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br