fbpx

Ministro Ayres Britto homenageado pela AJURIS por sua defesa da liberdade de expressão

Ministro Ayres Britto homenageado pela AJURIS por sua defesa da liberdade de expressão

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto será homenageado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) por seu trabalho em defesa da ampla liberdade de expressão no Brasil, o que sempre foi manifestado claramente ao longo de sua trajetória como magistrado e, especialmente, em sua atuação no Supremo. Na quarta-feira (29/3), durante o lançamento em Porto Alegre da edição de 2023 do Prêmio Innovare, no Instituto Ling, o presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, anunciou que na edição deste ano do Prêmio AJURIS de Direitos Humanos, na categoria Jornalismo, será destacado um trabalho com o Prêmio Ayres Britto de Liberdade de Expressão. “A promoção desse prêmio será a oportunidade de testemunharmos o encontro do homem e seu propósito como magistrado com o seu legado à sociedade”, disse Martinewski durante o anúncio no Instituto Ling.

Ao subir no palco, o ministro se manifestou, emocionado. “A liberdade de expressão é a maior das expressões da sociedade. Agradeço com toda  honra. Lançar um prêmio com meu nome, dizer o quê?”, afirmou. Em seguida, fez um apanhado da importância do processo democrático para a sociedade e lembrou das agressões sofridas pelos Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. “Os atos comprovaram que o estado de estresse coletivo que estamos vivendo não denota nada específico, não é contra uma instituição objetiva, mas sim uma agressão à democracia como um todo. Por isso a importância de cerrarmos fileiras em torno da democracia”, pediu.

O Prêmio AJURIS de Direitos Humanos será lançado no final de abril em sua 12ª edição, com o objetivo de destacar práticas e atuação de profissionais e entidades que atuem em benefício da disseminação e da proteção dos direitos básicos do cidadão em uma sociedade democrática. Os trabalhos poderão ser inscritos nas categorias Boas Práticas, Monografia Jurídica, Fotografia e Jornalismo. Os resultados serão divulgados em uma cerimônia no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O ministro foi convidado a participar da solenidade, de acordo com a possibilidade de sua agenda.

Prêmio Innovare

Durante a cerimônia de lançamento do Prêmio Innovare 2023 foram homenageados 26 vencedores destacados em diferentes categorias ao longo das 19 edições da premiação. O ministro Ayres Britto é presidente do Conselho Superior do prêmio, que destaca todos os anos boas práticas e atuação de profissionais na área do Judiciário brasileiro. No Rio Grande do Sul, o evento é coordenado pelo Instituto Cidadania Cabanellos.

As inscrições para a edição 2023 do Prêmio Innovare já estão abertas e podem ser feitas pelo link.