fbpx

Mendoza será palco do XV Congresso Estadual da Magistratura

Mendoza será palco do XV Congresso Estadual da Magistratura

O XV Congresso Estadual da Magistratura 2023, promovido pela Associação dos Juízes do RS (AJURIS), será internacional: vai ocorrer em Mendoza, na Argentina, nos dias 7 e 8 de setembro, no Hotel Sheraton. A edição deste ano propõe a reflexão coletiva A Magistratura no Espelho, proporcionando por meio de palestras e trabalhos em grupos que os participantes busquem compreender que protagonismo precisam exercer a partir de suas atividades jurisdicionais em um momento de transformação de uma sociedade que discute em tempo real seus valores e suas pautas identitárias.

A palestra de abertura do evento, na manhã de 7 de setembro, será feita pelo jornalista Pedro Doria, fundador e editor do site jornalístico Meio, que com cinco anos já se tornou um dos mais influentes veículos da nova imprensa brasileira. Nos últimos meses, Doria tem sido uma voz forte e sensata na defesa da democracia e da liberdade de expressão no Brasil, analisando os cenários políticos e institucionais do país. Além disso, a programação contará com nomes importantes, como o ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Supremo Tribunal Federal, a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin, e o ministro da Suprema Corte Argentina Ricardo Lorenzetti. 

O congresso ainda prevê o tradicional encontro dos candidatos ao Tribunal de Justiça do RS na eleição prevista para o final do ano, com uma apresentação de propostas aos magistrados, além da realização de grupos de trabalho para aprofundar temas propostos para reflexão. Também está prevista uma visita à Suprema Corte de Mendoza. 

“Estamos planejando o Congresso como uma grande confraternização entre colegas, uma das características do nosso evento, mas também como um importante momento de reflexão sobre como estamos desenvolvendo nossa atividade jurisdicional em uma sociedade tão repleta de conflitos. Essa será a missão dos convidados e painelistas, de nos fazer olhar para dentro analisando nossas motivações e propósitos”, explicou o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Cristiano Vilhalba Flores, vice-presidente Administrativo da AJURIS.

Inscrições e hospedagem

As inscrições e hospedagem no Sheraton podem ser feitas neste link.

Guia para viajar até a Argentina

Confira algumas dicas para a viagem neste link.

Programação completa

Baixe a programação completa aqui.