29 out Memória AJURIS 75 anos: os desafios e conquistas da gestão de Difini
A AJURIS ingressou nos anos 2000 com o desafio de manter a trajetória de defesa das prerrogativas da magistratura e ampliar a atuação político-institucional. No oitavo vídeo do projeto Memória AJURIS 75 anos, Luiz Felipe Silveira Difini resgata os principais desafios do biênio 2000-2001, quando esteve à frente da Associação.
Como lembra o magistrado, na época a abertura das sessões administrativas do Tribunal de Justiça (TJRS) foi uma importante conquista da AJURIS. A decisão, que já era pauta em gestões anteriores, significou um passo importante na democratização do acesso à corte gaúcha e às suas decisões.
Difini também lembra o trabalho incansável da Associação na defesa da previdência pública e social. Sobre a Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro e aprovada pelo Congresso Nacional em outubro deste ano, o magistrado foi enfático: “Nós estamos vivendo um retrocesso civilizatório. Porque o Estado Social Democrático de Direito, com o seu caráter de socialidade como uma de suas notas chaves, não é só uma escolha política é uma conquista da civilização, que lamentavelmente está tendo um grave retrocesso”.
A gestão ainda foi marcada pela inauguração do Sicredi AJURIS e pela participação na concepção e organização do Fórum Social Mundial (FSM), além do 1º Fórum Mundial de Juízes.
Difini também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) em 2009/2010 e foi presidente do TJRS no biênio 2016/2017.
GESTÃO 2000/2001
Presidente: Luiz Felipe Silveira Difini
Vice- Presidente Administrativo: José Aquino Flôres de Camargo
Vice-Presidente Social: Marco Aurélio dos Santos Caminha
Vice-Presidente Cultural: Vera Lúcia Deboni
Vice-Presidente Patrimônio e Finanças: João Ricardo dos Santos Costa
CONFIRA:
PROJETO MEMÓRIA AJURIS 75 ANOS
O Memória AJURIS 75 anos resgata a história da Associação pela voz dos ex-presidentes da entidade. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da AJURIS, com produção e entrevistas de Joice Proença e direção geral do projeto, imagens e edição de Vinicios Sparremberger.
O Departamento de Comunicação é dirigido por Max Akira Senda de Brito e coordenado pelo jornalista-chefe Alexandre Bach.
Essas e outras histórias em: ajuris.org.br/videos