21 maio Máscaras de proteção facial: como usar e higienizar
A AJURIS inicia nesta quinta-feira (21/5), uma campanha para conscientizar a sociedade sobre as posturas responsáveis e cidadãs a serem adotadas para enfrentar a pandemia de Covid-19.
Uma das medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov2) é a utilização de máscaras de proteção facial. Desde o dia 11 de maio, o uso de máscaras é obrigatório no todo o Rio Grande do Sul em recintos coletivos, sejam eles públicos ou privados, fechados ou abertos (Decreto 55.240, de 10 de maio 2020).
Isso significa que as máscaras devem ser utilizadas tanto nas ruas, como em ambientes fechados, como espaços coletivos de trabalho ou no supermercado, por exemplo.
O uso correto da máscara, que pode causar desconforto em um primeiro momento, é fundamental para que ela cumpra a sua função: proteger você e as demais pessoas do vírus, que pode ser lançado durante um espirro ou até com gotículas expelidas durante a fala.
Importante: o uso não é recomendado para crianças menores de 2 anos ou pessoas incapazes de remover a máscara sem assistência. O uso da máscara não elimina a importância das medidas de higiene e nem de distanciamento social.
Como usar
- A máscara deve cobrir o nariz e a boca, se estendendo até o queixo
- Não retirar a máscara para falar
- Colocar e retirar a máscara somente pelas alças ou elásticos, evitando contato com a parte frontal, que pode estar contaminada
- Trocar a cada duas horas ou sempre que ela ficar úmida
Máscaras caseiras
No começo da pandemia as máscaras descartáveis se esgotaram rapidamente, e com o preço inflacionado, os órgão de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras caseiras.
- Uso individual (você não pode emprestar para os seus familiares ou amigos)
- Recomendado que ao sair leve pelo menos uma máscara reserva
- Devem ser feitas de tecidos como algodão e tricoline e ter pelo menos camada dupla (tecidos com trama aberta não são recomendados)
- Se você precisar trocar de máscara na rua, guarde a suja em um saco ou sacola
Como higienizar
- A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas
- Fazer uma pré-lavagem com água corrente e sabão neutro
- Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária por 20 a 30 minutos (proporção de 1 litro de água / 2 colheres de água sanitária)
- Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante
- Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar
- Passar com ferro quente;
- Armazenar em um saco plástico para o próximo uso