24 set Magistratura debate rumos do Poder Judiciário em Montevideo
A Magistratura gaúcha participará de encontro inédito fora do Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 25 de setembro, para debater o futuro do Poder Judiciário. O XI Congresso Estadual de Magistrados, promovido pela AJURIS, tratará do tema Efetivar Direitos: o Desafio da Magistratura. A primeira edição realizada no exterior, em Montevideo, capital do Uruguay, tem como objetivo proporcionar o debate e buscar soluções para os principais entraves enfrentados pelo Poder Judiciário.
Compreender e debater o quadro em que a Magistratura está inserida, com a apresentação de alternativas para superar os obstáculos e, ao mesmo tempo, pensar soluções para efetivar direitos é o principal objetivo do Congresso Estadual de Magistrados. A primeira edição internacional do evento em Montevideo oportuniza troca de experiências com magistrados do Uruguay e permite um outro olhar voltado para as práticas adotadas pelo Judiciário sul-americano.
A abertura oficial será realizada na quinta-feira (24/9), às 19h30, no Sheraton Hotel Montevideo, com a presença de autoridades locais e brasileiras. Na sequência será realizada a palestra de abertura sobre Saúde e Educação, na ciranda dos poderes, ministrada por Maria Paula Dallari Bucci professora livre-docente da Faculdade de Direito e Superintendente Jurídica da Universidade de São Paulo (USP).
Na sexta-feira, a partir das 9h30, a programação seguirá com o painel Qual o juiz para um processo efetivo?. Serão palestrantes Fernando da Fonseca Gajardoni, juiz de Direito do Estado de São Paulo, mestre e doutor em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da USP; e Nilza Salvo, ministra de Tribunal de Apelaciones en lo Civil y Directora del Centro de Estudios Judiciales del Uruguay.
À tarde, a partir das 14h, a programação segue com visita técnica à Suprema Corte do Uruguay. Na sequência, no Centro de Estudios Judiciales del Uruguay, será realizado o debate Instrumento jurídicos de combate à corrupção: diálogos de fontes Brasil e Uruguay. A mediação será de Nilza Salvo com os debatedores desembargador Rogério Gesta Leal, o juiz de Direito Mauro Borba, Adriana de Los Santos e Néstor Valetti.
Também serão realizadas a leitura de teses inscritas e plenária. Os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ainda farão a apresentação de suas propostas.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br