29 out Magistrado recebe Medalha do Mérito do Comando Regional do Vale do Taquari
A parceria institucional entre o Poder Judiciário e a Brigada Militar na Comarca de Lajeado foi reconhecida em homenagem recebida pelo juiz do Direito Luis Antonio de Abreu Johnson. O trabalho conjunto foi reconhecido com a outorga da Medalha do Mérito do Comando Regional do Vale Do Taquari, por ocasião do 17º aniversário da instituição. A distinção se destina a homenagear pessoas e autoridades, civis e militares, que prestam relevantes serviços à Brigada Militar e a sociedade.
O magistrado na condição de juiz Diretor do Foro e juiz-coordenador do CEJUSC apoiou a criação e a implantação do 1º Núcleo de Conciliação Comunitária da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. O objetivo é adotar a conciliação e a mediação na resolução dos conflitos de menor potencial ofensivo, antes do encaminhamento para a esfera judicial.
Outra iniciativa realizada em conjunto foi a capacitação dois oficiais da Brigada Militar em Justiça Restaurativa. Os participantes integram o quadro de facilitadores judiciais, já que o Juizado da Infância e Juventude de Lajeado é projeto-piloto em Justiça Restaurativa do TJ/RS.
O juiz Johnson conta que foi surpreendido com a homenagem, porque a solenidade era uma homenagem da Câmara de Vereadores de Lajeado pela passagem do aniversário do Comando. “Mas a recebi com enorme satisfação em nome da Magistratura do Rio Grande do Sul, a qual tenho orgulho em pertencer.”
Ao receber a honraria, o magistrado destacou ser de suma relevância a disseminação da cultura da autocomposição dos conflitos, e, em consequência, a pacificação social. “A solução pré-processual alcançada traz como resultados a desjudicialização de conflitos, desafogando, ainda que parcialmente, o Poder Judiciário já assoberbado por mais de 105 milhões de ações em andamento e o diálogo e a parceria com a Brigada Militar, assim como com todas as outras instituições, tem sido decisiva para o sucesso das iniciativas do Poder Judiciário”.
A entrega da medalha ocorreu no dia 21 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado, com a presença de todos os vereadores, do prefeito municipal Luís Fernando Schmidt; do vice-prefeito municipal, Vilson Haussen Jaques Filho; do coronel Humberto Teixeira, do comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale de Taquari; do tenente-coronel César Augusto Pereira da Silva, o comandante do 22º Batalhão da Brigada Militar com sede em Lajeado; além da presença dos demais comandantes de batalhões e do chefe do Estado Maior da Brigada Militar do Vale do Taquari, Major Ivan Urquia e representantes de várias entidades da sociedade civil.
O Comando, que tem sede em Lajeado e se compreende três batalhões e diversas companhias nos 36 municípios que integram o Vale do Taquari.
*Com Informações do TJ/RS
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br