fbpx

Justiça Restaurativa: evento apoiado pela AJURIS debate experiências da prática

Justiça Restaurativa: evento apoiado pela AJURIS debate experiências da prática

Professor Howard Zehr, uma das principais autoridades mundias sobre o tema, palestra nesta segunda-feira (23/11), às 19 horas, no auditório do Foro II.

Dando continuidade às atividades em alusão aos 10 anos da Justiça Restaurativa (JR) no Brasil, Porto Alegre recebe nesta segunda-feira (23/11), a palestra com o professor Howard Zehr, um dos pioneiros na implementação da prática e referência mundial no tema. O painel inicia às 19 horas, no auditório principal do Foro Central II (Rua Manoelito de Ornelas, 50). No local, no entanto, as vagas já estão esgotadas. O evento será retransmitido por um telão e com tradução simultânea no Auditório da Escola da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229).

A AJURIS é uma das entidades apoiadoras da conferência com Zehr e da programação da Semana da Justiça Restaurativa. A Associação tem forte atuação no tema, tanto na difusão dos métodos restaurativos, como na formação de facilitadores, com a implantação do Núcleo de Justiça Restaurativa na Escola da AJURIS, que é referência teórica e prática no tema.

Além disso, a AJURIS e a Escola tiveram papel determinante no início da prática no Brasil e no processo de institucionalização feito, em 2015, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Em uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, o programa Justiça Restaurativa para o Século 21, tem o objetivo de expandir o modelo de autocomposição de conflitos em todas as Comarcas do Estado.

À tarde, na segunda-feira, haverá, ainda, uma intensa programação (confira abaixo) sobre Justiça Restaurativa, com a abordagem da metodologia em diferentes contextos, como os Juizados da Infância e Juventude, de Vara de Execuções Criminais e de Violência Doméstica.

Sobre Howard Zehr

O norte-americano Howard Zehr começou como profissional e teórico da Justiça Restaurativa no final dos anos 70. O professor promoveu centenas de eventos sobre o tema em mais de 25 países, incluindo treinamentos e consultas sobre JR. Seu impacto foi especialmente significativo nos Estados Unidos, Brasil, Japão, Jamaica, Irlanda do Norte, Grã-Bretanha, Ucrânia e na Nova Zelândia, um país que reestruturou seu sistema de Justiça Juvenil em uma abordagem restaurativa focada na família.

 

PROGRAMAÇÃO

12h30 – 13h30 – 1º Credenciamento

13h30 – 14h30 – Abertura “Celebrando 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil” – TJRS, CPCA e AJURIS

IMPLANTANDO A JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 – PAINEL DE EXPERIÊNCIAS

14h30 – JR nos Juizados da Infância e Juventude

– Juízes Luiz Antônio Johnson (Lajeado), Dalmir Franklin (Passo Fundo), e Marcelo Mairon Rodrigues (Porto Alegre)

15h30 – JR nas Varas de Execuções Criminais(VEC) e na Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (VEPMA)

– Juízes Sidinei Brzuska (Presídio Central Porto Alegre), Milene Dal Bó (Caxias do Sul) e Luciano Losekann (VEPMA)

16h30 – JR nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania, Pelotas, Santa Maria e Sapiranga

– Juízes Marcelo Malizia Cabral (Pelotas), Rafael Cunha (Sta. Maria) e Káren Bertoncello (Sapiranga)

17h30 – JR no Juizado Especial Criminal (JECrim) e na Violência Doméstica (VD)

– Juízas Paula Paradeda (JECrim Guaíba), Madgéli Frantz Machado (VD Porto Alegre) e Andrea Hoch Cenne (VD Novo Hamburgo)

CONFERÊNCIA COM O PROFESSORHOWARD ZEHR

18h30 – 19h00 – Intervalo / 2º Credenciamento /Retirada aparelhos tradução

19h00 – Solenidade Abertura da Conferência com Howard Zehr

19h30 – Conferência Howard Zehr

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
ajuris.org.br