fbpx

Justiça gaúcha é homenageada no Prêmio Innovare

Justiça gaúcha é homenageada no Prêmio Innovare

Duas iniciativas da magistratura gaúcha foram vencedoras do Prêmio Innovare, que reconhece iniciativas que deixam o Poder Judiciário mais próximo do cidadão. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira (7/12), em uma cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. 

Na categoria Tribunal, o vencedor foi o programa Formando Gerações, promovido pelo Memorial Judiciário do Tribunal de Justiça do RS, dirigido pelo desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. Por meio de visitas guiadas, o público recebe informações sobre o funcionamento da Justiça e dos Poderes, a estrutura e funcionamento do Judiciário, situações de cidadania, direitos e deveres e a presença do trabalho das juízas e juízes no cotidiano. Em seguida, os visitantes assistem a uma peça teatral com temática de conflito e são estimulados a participarem de um júri simulado, vivendo os papéis de advogado, acusação, jurados, juiz e imprensa.

Na categoria Juiz, o vencedor foi o Projeto Borboleta, conduzido pela Juíza de Direito Madgéli Frantz Machado e pela técnica judiciária Ivete Machado Vargas. O projeto promove atividades multidisciplinares nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Porto Alegre, e funciona como um guarda-chuva de ações e atividades desenvolvidas desde 2011 para enfrentar o problema por meio de um layout diferenciado nas unidades para o atendimento das partes envolvidas, com acolhimento humanizado inclusive para os ofensores. Os envolvidos e dependentes também podem participar de grupos reflexivos de gênero para reeducação de homens envolvidos em situações de violência doméstica contra a mulher, Grupo de Acolhimento, psicoterapia e arteterapia para mulheres e seus dependentes.

Nas demais categorias, os vencedores foram:

CNJ/Inovação e Acesso à Justiça: Fórum Digital – Tribunal de Justiça de RO
Destaque: Doe um Futuro, do juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (RJ)
Ministério Público: Ministério Público e Terreiros em diálogos construtivos, de Salvador (BA)
Defensoria Pública: Programa Mãos que Reciclam, de Itabuna (BA)
Advocacia: Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados, de Boa Vista (RR)
Justiça e Cidadania: Mães e Filhos da Rua de São Paulo (SP)

O Conselho Superior que organiza o Innovare é formado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

 

Foto: Divulgação Prêmio Innovare/ Roberto Teixeira