fbpx

Juiz de Direito Leoberto Brancher integrará Comitê Gestor da Justiça Restaurativa, aprovado pela Portaria 91 do CNJ

Juiz de Direito Leoberto Brancher integrará Comitê Gestor da Justiça Restaurativa, aprovado pela Portaria 91 do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Portaria nº 91, no dia 17 de agosto, que instituiu o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa, indicando seus integrantes. O juiz de Direito Leoberto Brancher, coordenador do programa Justiça restaurativa para o século XXI do TJ/RS, fará parte do Comitê, que tem por objetivo promover a implementação da Política Nacional da Justiça Restaurativa em conformidade com as linhas programáticas estabelecidas na Resolução Resolução CNJ Nº 225 (que instituiu a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário).

Para Brancher, o passo deve assegurar “a efetividade da Resolução 255 e a continuidade das ações institucionais do CNJ com vistas a tornar a Justiça Restaurativa uma política judiciária nacional”.

Entre outras atribuições, o Comitê deverá organizar programa de incentivo à Justiça Restaurativa, atuar na interlocução institucional, acompanhar e monitorar o andamento de projetos de Justiça Restaurativa existentes no país, bem como das atividades de formação e capacitação de pessoal para atuar na área.

 

Saiba mais:

Há mais de dez anos, surgiu em Porto Alegre o Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa, sediado na Escola Superior da Magistratura. O Núcleo tem como principal objetivo promover estudos teóricos e diálogos sobre as aplicações práticas sobre o tema desenvolvidas na capital.

 

Mais informações: https://www.escoladaajuris.org.br/esm/nucleos-de-estudo/justica-restaurativa

A edição nº 282 do Jornal da AJURIS destaca a origem da prática, com um vídeo que recupera a construção e o desenvolvimento da Justiça Restaurativa. Confira:https://ajuris.org.br/2015/10/08/no-282-maio-a-julho-de-2015/

Programa Justiça para o Século 21: Programa do Tribunal de Justiça do RS, coordenado pelo juiz de Direito Leoberto Brancher, visa a implantação da prática na atuação jurisdicional. O projeto-piloto está em andamento em 14 unidades jurisdicionais.

 

Departamento de Comunicação

Imprensa AJURIS

(51) 3284.9125

imprensa@ajuris.org.br