fbpx

Juiz Cristiano Vilhalba Flores assume AJURIS e destaca a importância da valorização da magistratura

Juiz Cristiano Vilhalba Flores assume AJURIS e destaca a importância da valorização da magistratura

O juiz de Direito Cristiano Vilhalba Flores tomou posse no final da tarde desta quinta-feira (1º/2) como o 39º presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS). O magistrado comandará a entidade no biênio 2024-25 e terá como um dos principais compromissos a comemoração dos 80 anos da AJURIS, em agosto. Também foram empossados os novos integrantes dos conselhos Executivo, Deliberativo e Fiscal, além das direções da Escola da Magistratura e do Departamento de Assistência à Saúde (DAS).

Em seu discurso de posse, Vilhalba Flores enfatizou a importância do trabalho das juízas e juízes para a sociedade. “Tenho a mais profunda convicção de que a evolução do nosso país, como uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, passa também pela firme e comprometida atuação de cada magistrada e magistrado, sejam eles em início de carreira e numa pequena comunidade, sejam eles membros das cortes superiores. Nunca, portanto, esqueçamos e sejamos reconhecidos pelos compromissos assumidos com a nossa Constituição Federal e com os acordos firmados pelo Brasil em matéria de direitos humanos”, afirmou. O novo presidente também destacou a importância de valorizar a atuação da magistratura gaúcha, que vai pautar sua gestão à frente da AJURIS. “A carreira da magistratura, com sua responsabilidade constitucional de servir ao cidadão, atuando em questões criminais, de família, empresariais, que envolvam políticas públicas e econômicas, protegendo a todos, dos vulneráveis aos empreendedores, precisa de profissionais extremamente bem-preparados, bem-remunerados, protegidos e saudáveis. A carreira não pode ser a segunda ou terceira opção ou servir de lugar provisório para ascensão futura em outras carreiras ou em outros Estados. É preciso um olhar cuidadoso para ela e, insisto, para a sua valorização”, disse perante cerca de 300 convidados que lotaram o auditório do Foro II de Porto Alegre.

LEIA A ÍNTEGRA DO DISCURSO DO NOVO PRESIDENTE DA AJURIS

A cerimônia solene também marcou a despedida do desembargador Cláudio Martinewski, que deixou a presidência da AJURIS e reassumirá suas funções no Tribunal de Justiça do RS. Em sua fala, Martinewski lembrou da importância da atuação associativa. “Embora tivéssemos propostas claras e prévias de gestão, que sempre foram levadas às instâncias de resolução perante o Parlamento, Executivo, Judiciário e Conselho Nacional de Justiça, agimos priorizando o interesse vivo da classe, onde buscamos na energia e na criatividade da magistratura a nossa força de luta e a conquista dos resultados”, disse. 

Martinewski também destacou a importância da atuação institucional da Associação. “O compromisso com a gigantesca história da AJURIS e a defesa e a valorização do Judiciário e da classe muitas vezes exigiram mais do que o diálogo, mas sim ações com firmeza. Foi assim que conclamamos a sociedade ao comparecimento ao histórico evento contra os atos golpistas de 8 de janeiro, que ficou conhecido como o Dia da Infâmia. A sociedade gaúcha soube atender, comparecendo de forma expressiva por intermédio dos Poderes, instituições, associações, organizações civis e população em geral. Isso é estar no lado certo da história”, concluiu.

A mesa de autoridades do evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto (que havia tomado posse no cargo no início da tarde); do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; do defensor público geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mauro Pinheiro; da procuradora municipal Daniela Copetti Cravo, representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; da diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci; do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ricardo Hofmeister Costa; da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Vanderlei Teresinha Kubiak; do presidente do Tribunal de Justiça Militar, Amílcar Fagundes Freitas Macedo; e do presidente da Ordem do Advogados do Brasil/RS, Leonardo Lamachia. Também estiveram presentes cerca de trezentos líderes e representantes dos Três Poderes, de associações civis e de classe e associados da AJURIS. 

Marca dos 80 anos

O evento também serviu de palco para o lançamento da marca da AJURIS para celebrar os 80 anos da Associação, que serão completados no dia 11 de agosto. Uma comissão constituída no final do ano passado, com integrantes da gestão que estava se despedindo e da que estava assumindo, terá a responsabilidade de preparar uma série de eventos em diferentes áreas para celebrar a data ao longo do ano.

O novo presidente

Atuando na magistratura gaúcha desde 1999, Cristiano Vilhalba Flores, 50 anos, já jurisdicionou nas comarcas de Capão da Canoa, Crissiumal, Tenente Portela, São Gabriel, Sapucaia do Sul, Canoas e Porto Alegre. Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí), o magistrado é especialista em Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), mestre em Direito Internacional e doutorando na mesma área pela Universidade Federal do RS (UFRGS). Na AJURIS, foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças e vice-presidente Administrativo.

Além disso, Vilhalba Flores também atua como docente na Escola da AJURIS e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Engajado pela pesquisa científica, o juiz é autor do livro Controle de Convencionalidade: Integração Jurídica e Legitimidade do Particular.

Conselho Executivo

Presidente Cristiano Vilhalba Flores
Vice-presidente Administrativa Helena Ruppenthal Cunha
Vice-presidente de Patrimônio e Finanças Thiago Dias da Cunha
Vice-presidente Cultural Samyra Remzetti Bernardi
Vice-presidente Social Amita Leão Barcellos Milleto
Vice-presidente de Aposentados Nelita Teresa Davoglio
Diretora da Escola da Ajuris Clarissa Costa de Lima
Vice-diretor da Escola da Ajuris Daniel Neves Pereira

Conselho Deliberativo

Angelo Maraninchi Giannakos
Cristiano Alberto de Campos Maciel
Dulce Ana Gomes Oppitz
Eduardo Savio Busanello
Henrique Osvaldo Poeta Roenick
Josiane Caleffi Estivalet
Lizandra Cericato
Marina Louzada de Lacerda
Mauro Peil Martins
Max Akira Senda de Brito
Rui Portanova
Sylvio Antônio de Oliveira Corrêa
Suellen Rabelo Dutra
Suzana Viegas Neves da Silva
Uda Roberta Doederlein Schwartz

Conselho Fiscal

Deborah Coleto Assumpção de Moraes
Leandro Raul Klippel
Mariana Motta Minghelli 

Departamento de Assistência à Saúde (DAS)

Diretora: Liége Puricelli Pires
Subdiretores: Marcelo Mairon Rodrigues, Flávio Mendes Rabello e Marilene Bonzanini