fbpx

Jornal da AJURIS destaca atividades culturais

Jornal da AJURIS destaca atividades culturais

Agende-se para a exposição sobre os 20 anos do Presídio Central.

As atividades previstas para este ano pela Vice-Presidência Cultural são o destaque do Jornal da AJURIS, que será transmitido pela Radioweb nesta segunda-feira (25/4), às 11h. A vice-presidente Cultural, Rute dos Santos Rossato, e o diretor do Departamento de Fotografia, Sidinei José Brzuska, adiantam informações sobre o planejamento para 2016.

Dentre as novidades está a exposição fotográfica sobre os 20 anos do Presídio Central de Porto Alegre, que pretende revelar a trajetória da casa prisional que está interditada desde 1995. Dentre as cerca de 40 mil fotos do arquivo de Brzuska, a exposição deverá reunir 90 imagens que permitirão aos visitantes percorrerem o Central, passando pela revista, administração, salas de aula, pátio, até galerias, por todos os cenários que compõem a unidade. “O objetivo é mostrar para a população de modo bem amplo o que é o Presídio Central e depois preservar a sua história, até para que outras pessoas no futuro bem distante possam usar esse material como fonte de pesquisa”, pontua Brzuska.

O magistrado, que também é subdiretor do Departamento de Direitos Humanos, ainda destaca que as fotos devem contribuir para que as pessoas tenham uma melhor compreensão do que é o Presídio Central, do quanto essa situação é ruim e cara para todos. “Não vou dizer que a exposição vai mudar o Presídio Central porque ainda precisamos de muita transformação do ponto de vista da mentalidade, da cultura para que essa realidade seja modificada. Mas essa realidade está posta, ela existe, está há pelo menos 20 anos assim e vem em muitos aspectos numa situação de piora”. A mostra reunirá ainda fotos do desembargador aposentado falecido em 2014, Marco Antônio Bandeira Scapini, de antes da interdição, o que permitirá comparar os períodos.

Oportunamente, divulgaremos a data de lançamento, mas tudo está sendo preparado para o final de maio, no Foro Central II.

No programa, a juíza Rute Rossato destaca outras novidades, como um evento da Orquestra Villa-Lobos em conjunto com a Banda Liberdade, e uma semana de atividades pela Consciência Negra. Além de eventos já tradicionais, como o lançamento do Caderno de Literatura que neste ano celebra 25 anos, as exposições da Pinacoteca da AJURIS, entre outros.

O programa apresentado pela jornalista Grasiela Duarte é transmitido pela Radioweb AJURIS nesta segunda-feira (25/4), às 11h.

A reprise é às 21h de segunda-feira e às 10h da próxima terça-feira (26/4). Para ouvir a Radioweb, acesse https://eaudioweb.com.br/ajuris/ ou baixe o aplicativo https://tunein.com/radio/Radioweb-Ajuris-s263024/ e acompanhe a programação no dispositivo móvel.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
ajuris.org.br