
17 abr IV Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas propõe reflexão sobre os tempos extremos
Qual o papel da Justiça nos tempos extremos em que vivemos?
Essa é a proposta de reflexão do IV Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas para os alunos da rede de ensino pública do Rio Grande do Sul. O Prêmio, promovido pela Vice-Presidência Cultural da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), foi lançado nesta quinta-feira (17/4), em um evento no Palácio da Justiça, com o patrocínio da Sicredi-AJURIS.
A proposta é que o resultado das reflexões dos estudantes das escolas públicas municipais, estaduais e federais seja transformado em um texto livre, a partir de um trabalho em sala de aula coordenado pelos professores, e inscritos no Prêmio até o dia 17 de junho. As melhores redações nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão premiadas com equipamentos eletrônicos, assim como as escolas dos alunos vencedores.
Junto com o lançamento da edição 2025 do Prêmio, um grupo de alunos que participou da terceira edição, em 2024, promoveu uma sessão de autógrafos da revista com 24 textos selecionados por uma comissão de juízas e juízes entre os inscritos. Além disso, os autores das redações vencedoras receberam certificados pela participação. As redações que se destacarem na edição de 2025 também serão publicadas em uma revista.
No lançamento do evento, o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, falou da importância do Prêmio para a Associação. “É um programa que sempre nos emociona. É nossa forma de colaborar e de mostrar o quão importante é a educação para o nosso estado e para a sociedade brasileira”, afirmou. O presidente do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto, também destacou a importância de promover a educação. “O estudo é a ferramenta mais importante em um mundo cada vez mais automatizado. O intelecto sempre será um diferencial. Enxergamos as iniciativas de investimento de base como formas mais diretas e mais consistentes para desenvolver o país”, afirmou.
Coordenadora do Prêmio, a vice-presidente Cultural da AJURIS, Samyra Bernardi, lembrou que a proposta de produzir redação sobre temas ligados à Justiça já passou a integrar as atividades acadêmicas de muitas escolas. Também relembrou a emoção dos momentos das entregas dos prêmios nas edições anteriores nas escolas vencedoras. “Foi uma oportunidade de enxergar as diferentes realidades de cada escola”, afirmou a juíza.
Após a entrega dos certificados, Lucas de Lima Ferreira, aluno da Escola Técnica Guaramano, de Guarani das Missões, e um dos premiados na edição anterior do Prêmio de Redação, enfatizou a relevância da iniciativa para despertar a empatia entre os jovens. Ao comentar o tema da edição de 2024 (As diferenças ao meu redor: o que nos une?), ele refletiu: “Vivemos em um mundo polarizado, mas o que nos une é a humanidade de cada um”.
As informações e inscrições para o IV Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas podem ser conferidas aqui