fbpx

Projeto do Judiciário incentiva a doação de órgãos

Projeto do Judiciário incentiva a doação de órgãos

Pela Campanha Doar é Legal, iniciada na Justiça Gaúcha, pessoas manifestam interesse em ser doadoras

 

No dia 27 de setembro, o Brasil é convidado a refletir sobre a importância da doação de órgãos. Apesar do tema ainda enfrentar desafios de ordem cultural e até mesmo religiosa, a doação de órgãos e tecidos tem sido amplamente defendida e incentivada.

É fundamental que a pessoa que tiver interesse em ser doador(a) informe sua família sobre a decisão. Com esta finalidade, em 2009, o desembargador Carlos Eduardo Richinitti, à época juiz de Direito, iniciou no âmbito do Poder Judiciário gaúcho a campanha Doar é Legal, que logo foi institucionalizada pelo Tribunal de Justiça. Por meio do site do TJRS, é possível acessar um formulário, cujo preenchimento gera uma certidão – sem validade jurídica – atestando essa vontade. ”É uma forma do Judiciário, com sua credibilidade, usar seu espaço para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação”, salientou Richinitti.

O desembargador conta que, a partir de 2011, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encampou a iniciativa, incentivando a prática em outros tribunais do país. Já  foram emitidas cerca de 30 mil certidões em todo o Brasil. O magistrado esclarece que, conforme a legislação brasileira, a responsabilidade pela autorização da doação de órgãos é dos familiares do doador, sendo, portanto, essencial que a decisão seja explicitada. “Esta é mais uma forma de fazer as pessoas pensarem sobre o assunto e auxilia a comunicarem as famílias sobre o desejo de serem doadoras”, pontuou.

 

Link para emissão da certidão :

https://www1.tjrs.jus.br/site/poder_judiciario/tribunal_de_justica/corregedoria_geral_da_justica/projetos/projetos/doar_e_legal.html

 

 

Brasil Verde

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) realiza todos os anos no mês de setembro a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, em apoio à Lei Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014, que Instituiu o mês da doação de órgãos, denominado “Setembro Verde”. A Campanha “Brasil Verde”, ilumina os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras.

 

Departamento de Comunicação

Imprensa AJURIS

(51) 3284.9125

imprensa@ajuris.org.br