fbpx

Gilberto Schäfer é eleito presidente da União Gaúcha

Gilberto Schäfer é eleito presidente da União Gaúcha

Colegiado reúne 29 entidades que atuam em defesa dos servidores públicos estaduais.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, foi eleito por aclamação, nesta segunda-feira (2/5), para a condução da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública no biênio 2016/2017. A nova direção, ainda, tem a seguinte composição: vice-presidente, José Amarante (Afafe); secretário-geral, Ricardo Freitas (Ceape); diretor financeiro, Paulo Olympio (ASJ). Já o conselho fiscal é composto pelos seguintes integrantes: Ives Agamenon Leite Lucas (Afocefe/Sindicato); Cristiano Linhares (Aprojus) e Luiz Fernando Barboza (Apergs), tendo como suplentes Marcelo Radke (Sindispge) e Kátia Terracino Moraes (Sinapers).

O presidente eleito da União Gaúcha, Gilberto Schäfer, destacou a característica da entidade, de sempre se pautar por decisões colegiadas e pela qualidade dos integrantes. “Agradeço a todos que nos confiaram a tarefa de conduzir a União Gaúcha, e saliento a importância de continuarmos unidos para barrar as mudanças que afetam de forma irreparável os servidores públicos do Rio Grande do Sul”, apontou, citando a preocupação com a manutenção da previdência social e pública do funcionalismo.

Em audiência ocorrida na semana passada, o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, sinalizou que nesta segunda-feira (2/5) ingressaria com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), atendendo parcialmente o pedido da União Gaúcha em relação à legislação que instituiu o regime de previdência complementar para os servidores estaduais. “Estamos aguardando o posicionamento do Ministério Público para que possamos avaliar a situação e adotar as medidas necessárias”.

O colegiado também aprovou de forma unânime e sem retificação os relatórios e a prestação de contas da gestão anterior, conduzida pelo ex-presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, que estava licenciado do cargo por motivos de saúde. “Tivemos uma União Gaúcha diferenciada e marcada pela importante atuação do Eugênio”, afirmou José Amarante, solicitando, na sequência, uma salva de palmas para o magistrado. Já empossado, o presidente Gilberto Schäfer também se manifestou sobre a condução de Eugênio Terra: “Ele é uma pessoa extremamente dedicada e batalhadora que nos serve de exemplo”.

 

Perfil de Gilberto Schäfer

Gilberto Schäfer é presidente da AJURIS e juiz de Direito Substituto de Entrância Final em Porto Alegre.Na Magistratura desde 1997, Schäfer já atuou nas Comarcas de Cerro Largo, Guaíba e Porto Alegre. Graduado em Direito (1993), tem Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor da ESM/AJURIS e da UniRitter.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br