07 out Francesco Conti avalia atuação da Rede de Direitos Humanos durante sua gestão
Eleição da nova gestão foi realizada na última segunda-feira (4/10)
Em reunião realizada na sede da AJURIS na última segunda-feira (4/10), os integrantes da Rede de Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança do RS definiram a nova direção do grupo. A defensora pública-dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, Mariana Py Muniz Cappellari, assumiu a presidência deixada pelo diretor do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, desembargador Francesco Conti, que esteve por um ano à frente da Rede.
Na avaliação sobre a atuação da Rede durante o período em que a presidiu, Conti destacou que o objetivo principal, “reunir e integrar as diversas instituições que atuam nas áreas de Justiça e segurança pública do Estado, permitindo o compartilhamento de informações e intercâmbio de conhecimento e projetos”, foi plenamente conquistado. E ressaltou que o grande desafio que se impõe ao grupo é apontar mecanismos de aprimoramento a capacitação de agentes públicos para a atuação em sintonia com a ampla defesa dos direitos humanos. Nesta medida, deve ser desenvolvido no âmbito da Rede, um grupo intersetorial, com o apoio de profissionais da área da educação, que ajude a construir um modelo de currículo a ser sugerido para que as instituições atualizem as práticas no âmbito de seus sistemas de formação e qualificação.
Mariana Cappellari é primeira mulher a presidir a presidência da Rede, que terá na vice-presidência Cláudia Aranalde Dias, psicóloga da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para mandato de um ano. As reuniões da Rede passarão a ser realizadas no Centro de Referência de Direitos Humanos da Defensoria Pública (Rua Caldas Júnior, 352).
O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, agradeceu e parabenizou o desembargador Francesco Conti pelo empenho e dedicação com que conduziu o trabalho da Rede, representando o comprometimento da AJURIS com as questões relativas aos direitos humanos. Schäfer também saudou a nova direção do colegiado, destacando que a Associação, “pela atuação sempre destacada na defesa dos direitos humanos, permanecerá à disposição para auxiliar o grupo e abraçar as pautas relativas ao tema”.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br