fbpx

Feira do Livro de Porto Alegre recebe lançamento do 32º Caderno de Literatura da AJURIS

Feira do Livro de Porto Alegre recebe lançamento do 32º Caderno de Literatura da AJURIS

A 32ª edição do Caderno de Literatura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) será lançada em uma sessão de autógrafo durante a programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A publicação reúne textos de 35 autores, entre magistrados e convidados, que refletem sobre situações cotidianas e da própria atuação judicial, com lirismo e poesia. O evento ocorrerá no dia 6 de novembro, a partir das 16h, no Térreo do Memorial do RS, localizado na Praça da Alfândega.

Com o tema “Ressignificar, pensar e recriar”, a edição deste ano conta com um texto inédito do poeta Carlos Nejar, imortal da Academia Brasileira de Letras. Segundo o desembargador Icaro Carvalho de Bem Osório, um dos responsáveis pela publicação, o Caderno de Literatura é uma das belas ideias associativas da AJURIS. “A obra tem como intuito dar vazão a esse lado lúdico e criativo dos associados, proporcionando a concretização e exteriorização desse imaginário e mostrando a sensibilidade dos magistrados, que vai além das decisões puramente técnicas”, destaca.

Organizado pela Vice-Presidência Cultural, a obra ainda traz uma novidade: a publicação das três redações premiadas no Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas, que teve sua primeira edição em 2022. Os alunos foram chamados a escrever sobre “Onde está a Justiça em sua vida” e as respostas surpreenderam pela maturidade, clareza e conhecimento. “Além do trabalho dos colegas magistrados, o 32º Caderno de Literatura ainda abre espaço para a produção autoral de estudantes do ensino médio do Rio Grande do Sul, o que para nós é muito especial”, frisa a juíza Samyra Remzetti Bernardi, também responsável pela publicação.

O Caderno de Literatura conta com o apoio do Sicredi. A Feira do Livro de Porto Alegre terá uma programação intensa de atividades entre os dias 27 de outubro e 15 de novembro. Acesse mais informações no site oficial do evento.