fbpx

Exposição ‘O Corselete’ estreia na Pinacoteca da AJURIS

Exposição ‘O Corselete’ estreia na Pinacoteca da AJURIS

Assinada pela artista Leila Knijnik, a exposição O Corselete estreou na mostra artística deste ano da Pinacoteca da Associação dos Juízes do RS (AJURIS). A obra reflete sobre o domínio patriarcal imposto às mulheres ao longo da história, onde o corselete atua como um desses exemplos de condicionamento da opressão social. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 30 de outubro, das 14h às 19h, no saguão do Foro Central II, em Porto Alegre. O lançamento do evento cultural foi realizado nesta quinta-feira (6/10), com a presença da diretoria da Associação, da artista e do público externo.

Com peças que transcendem as telas, a obra faz uma viagem no tempo sobre a história dessa importante peça têxtil. Segundo Leila, se no início o corselete era usado como forma de domínio das mulheres, o estilista McQueen na década de 1990 reinventou a peça, que passou a ser utilizada na parte externa da roupa e sem a intenção de modelar o corpo. Esse estilo de vestir foi consagrado por nomes importantes, como a cantora Madonna, que em um dos momentos mais icônicos de sua carreira utilizou o corset com sutiã pontiagudo na turnê Blonde Ambition. “A obra fala sobre a liberdade da mulher em todos os aspectos. Discutimos o empoderamento feminino em um mundo onde a narrativa é construída pelo homem. A nossa história é uma narrativa masculina e esse é o nosso grito para dizer que estamos aqui e somos pessoas”, destaca a artista.

Natural de Santo Ângelo, Leila Knijnik passou a se interessar pelas artes visuais mais profundamente em 2018. Em 2020, a artista teve aulas de pintura acrílica sobre tela com o artista plástico Fernando Baril e recebeu elogios pela sua expertise para criar trabalhos escultóricos. Nos últimos meses, as obras de Leila têm recebido inspirações de pesquisas em torno do feminismo, abrangendo questões de liberdade de expressão e da repressão das mulheres. O resultado do estudo originou uma série intitulada O Feminino, composta por pinturas de vestidos e de corseletes, elaborados com arames e telas metálicas amarradas.

O lançamento da exposição teve a presença dos vice-presidentes da AJURIS Daniel Neves Pereira (Cultural) e Amita Antonia Leão Barcellos Milleto (Social), que representou o presidente Cláudio Martinewski. Também participaram a diretora do Departamento Cultural da  Associação Madgéli Frantz Machado, a diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci, e o Desembargador Ney Wiedemann Neto.