08 set Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central fica aberta à visitação até 15 de setembro
A Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central, que compôs a programação do Seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos, promovido pela AJURIS, continua aberta ao público no átrio do Foro Central II de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornelas, 50 – Praia de Belas) até o dia 15 de setembro. A mostra, que tem visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, tem como objetivo fomentar a reflexão na sociedade sobre o sistema prisional, os impactos sociais e na segurança pública da pena privativa de liberdades ser cumprida em condições degradantes.
As fotos que integram a exposição permitem que o visitante tenha uma visão da realidade vivida pelos detentos e da deterioração estrutural do Presídio Central e, desta forma, observar fatores que contribuem para que o local tenha se transformado uma escola do crime, alimentando as facções criminosas. A mostra conta com registros feitos pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska, e imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, composto por imagens do fotógrafo Marco Aurélio Couto.
“Estas fotos foram tiradas em dias distintos, em momentos diversos e em anos variados. Esta exposição é uma visão panorâmica do Presídio Central. Ela começa desde a parte externa, percorre todas as áreas, chegando ao fundo das galerias e até aos locais que, inclusive, as pessoas que trabalham no Presídio Central não têm acesso”, frisa o juiz de Direito Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre.
A proposta é que a Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central seja itinerante e possa percorrer diversos locais públicos ou privados, permitindo que a reflexão seja feita por toda a sociedade. Entidades interessadas em levar participar da itinerância da mostra devem fazer contato através do e-mail: cultural@ajuris.org.br.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br