21 nov Executado por banda de juízes, jingle divulga Justiça Restaurativa e sua nova forma de solucionar conflitos
Ao som da banda de rock Judges (Juízes, em inglês), integrada por magistrados estaduais gaúchos, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e a AJURIS estão lançando o jingle “Vem pra roda”, para divulgar a Justiça Restaurativa – uma nova forma de busca de solução de conflitos entre diferentes partes. O nome do jingle é uma alusão aos círculos restaurativos que reúnem em uma roda de conversa a vítima, o ofensor, um mediador capacitado, familiares, amigos e até integrantes da comunidade.
A música da banda, com letra dos compositores Kae Santos e Tobias Falcão, começa dizendo “Não precisa machucar/ Basta a gente dialogar/Tudo tem uma saída/Bem melhor na vida/A justiça está com a gente/Vem pra roda conversar/Ganha eu ganha você/E quem fizer acontecer”. Mais adiante, acrescenta: “Deixa esse medo pra lá/Vem pra roda vem conversar/Deixa a paz querer te abraçar/E em círculos as mãos vamos dar”/ Hoje a paz pede a palavra/Em nossos dias pra dizer/Há caminhos de calor/Que não precisa aquecer/Todos juntos somos um/Somos um eu e você/Na primavera a flor impera/E quem quiser é só colher.
Confira a música na íntegra:
Fundada há sete anos, na condição de primeira e única banda formada exclusivamente por magistrados, a Judges é composta por Emerson Silveira Mota (guitarra e violão), Clóvis Mattana (baixo), Fernando Noschang (bateria) e Ruggiero Saciloto (vocal), que atuam em comarcas no interior gaúcho.
O juiz Leoberto Brancher, um dos precursores da Justiça Restaurativa no Estado e no país, elogia a forma artística, “em ritmo alegre e descontraído, de difundir esse método inovador de solução de conflitos por meio do diálogo e da superação do medo”.
A prática, originária do Canadá, começou ser estudada na Escola da Ajuris há mais de dez anos e, no mês passado, tornou-se política pública de Estado no RS, com assinatura de protocolo entre os poderes.
O lançamento do jingle “Vem pra roda” é parte da II Semana da Justiça Restaurativa do Brasil, que está sendo comemorada.
Carlos Souza
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br