fbpx

Ex-presidente da AJURIS recebe título de Cidadão Emérito de Porto Alegre

Ex-presidente da AJURIS recebe título de Cidadão Emérito de Porto Alegre

O desembargador aposentado José Aquino Flores de Camargo, ex-presidente da AJURIS, foi condecorado com o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. A homenagem, realizada pela Câmara de Vereadores da Capital na noite de sexta-feira (14/9), foi acompanhada pela direção da AJURIS, que esteve representada pela presidente Vera Deboni, pelo vice-presidente Administrativo, Orlando Faccini Neto, e o vice-presidente de Aposentados, Felipe Rauen.

Nascido na Capital, o magistrado atuou durante 36 anos no Judiciário. Foi presidente da AJURIS no biênio 2002/2004 e ocupou do posto mais alto da Justiça do Rio Grande do Sul entre 2014 e 2016, quando foi presidente do Tribunal de Justiça (TJRS). Durante a homenagem, o desembargador agradeceu a distinção, destacando-a como “um dos mais belos momentos de sua vida como homem público”.

“Recebo esta distinção não em nome pessoal, mas em nome da instituição que integrei em seus quadros ativos por mais de 36 anos. A vida pública me proporcionou reconhecimentos que jamais imaginei que pudessem ser conquistados. A honra de ter sido um dia presidente da nossa AJURIS e do egrégio Tribunal de Justiça tem um significado que impõe ao homem público, mesmo após aposentado, uma indelével marca de respeito versando certo compromisso de honrar em vida essa instituição”, ressaltou.

A sessão que prestou a homenagem ao desembargador, com proposição do vereador Professor Wambert (PROS), foi presidida pela vereadora Mônica Leal (PP). A cerimônia ainda contou com a participação do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, representando o governo; a desembargadora Marilene Bonzanini, pelo TJRS; e a desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, representante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Na ocasião também estiveram presentes o diretor do Departamento de Valorização Profissional da AJURIS, Marcelo Mairon Rodrigues; a Diretora do Departamento de Assistência Social e do Departamento de Convênios, Tatiana Elizabeth Michel Scalabrin Di Lorenzo, além do diretor do Foro de Porto Alegre, Amadeo Henrique Ramela Buttelli, demais magistrados, familiares e amigos do desembargador.

Trajetória

Nascido na Capital, José Aquino Flores de Camargo graduou-se pela Faculdade de Direito da UFRGS no ano de 1979. Assumiu como pretor em 1980, sendo designado para atuar na Comarca de Tramandaí. Tornou-se juiz de Direito em 1982, tendo atuado nas Comarcas de Guarani das Missões, Sobradinho, Rio Grande e Porto Alegre. Também foi juiz-corregedor. Em julho de 1998, foi promovido a desembargador no Tribunal de Justiça.

Na AJURIS, exerceu a direção do Departamento de Valorização Profissional, foi vice-presidente Administrativo e assumiu a presidência da Associação no biênio 2002/2004. No Tribunal de Justiça (TJRS), foi presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (Conad) nas gestões 2006-2008 e 2008-2010. Foi eleito 1º vice-presidente no biênio 2010-2012 e ocupou o cargo máximo do Judiciário gaúcho durante a gestão 2014-2016.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br