fbpx

Evento da AJURIS discute soluções para enfrentar crises ambientais

Evento da AJURIS discute soluções para enfrentar crises ambientais

Para marcar o primeiro ano da enchente que atingiu Porto Alegre e parte do Estado em maio do ano passado, a Associação dos Juízes do RS (AJURIS) promoverá o evento Justiça Climática em Foco: Lições da Enchente do RS e Caminhos para o Futuro. A proposta é discutir questões de sustentabilidade, proteção à população desassistida e o papel da Justiça em meio a um cenário de crise ambiental. O encontro terá a participação de especialistas no tema e de lideranças comunitárias que foram atingidas pelas cheias.

O evento será no dia 29 de maio, das 9h30 às 18h, no Auditório Multiuso do Tribunal de Justiça do RS. A participação é aberta ao público. A Escola da AJURIS fornecerá certificado de participação (seis horas complementares) para os participantes que se inscreverem previamente.

O evento é uma realização conjunta dos departamentos dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e do Meio Ambiente da AJURIS e do Observatório Enchentes da Escola da Magistratura da AJURIS.

 

Programação

 

9h30 – Abertura

Desembargadora Rosana Garbin (diretora do Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS) e juíza de Direito Cíntia Mua (diretora do Departamento do Meio Ambiente da AJURIS)

Lançamento da edição de 2025 do Prêmio AJURIS de Direitos Humanos 2025. Tema: Justiça Climática e Direito Socioambiental, com o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores

10h – Palestra 1

Mudanças Climáticas e Impactos na Política Urbana e Habitacional: Porto Alegre e o Desafio da Justiça Ambiental
Betânia de Moraes Alfonsin (doutora em Planejamento Urbano e Regional e professora e pesquisadora na FMP)

11h – Palestra 2

Justiça Climática e Direito Socioambiental
Dilermando Cattaneo (doutor em Geografia e professor universitário)

Intervalo para almoço

14h – Painel 1

Injustiça Climática, Racismo e Políticas Públicas: Por uma Agenda de Reparação

Fabiane de Figueiredo Xavier (liderança do Quilombo Areal da Baronesa)
Luís Rogério Machado (liderança do Quilombo dos Machado)
Beatriz Gonçalves (liderança das Comunidades das Ilhas Ribeirinhas)
Coordenação: Carine Labres (juíza de Direito)

15h30 – Painel 2

O Papel das Instituições Essenciais à Justiça na Avaliação do Dano Climático e o Plano de Recuperação do RS

Sílvia Cappelli (procuradora de Justiça)
Alessandra Quines Cruz (defensora pública estadual)
José Alexandre da Silva Zachia Alan (promotor de Justiça)
Coordenação: Cintia Mua (juíza de Direito)

17h – Palestra de encerramento

 O Papel do Judiciário na Avaliação do Dano Climático: Desafios e Impactos
 Patrícia Laydner (juíza de Direito)

 

Faça aqui sua inscrição para ter direito ao certificado de participação.