fbpx

Evasão escolar é tema de nova exposição da Pinacoteca

Evasão escolar é tema de nova exposição da Pinacoteca

Os motivos que levam alunas e alunos do ensino público do Brasil a deixarem as escolas é o que inspirou a exposição de dezembro da Pinacoteca da AJURIS. Assinada pela artista Katiuci Pavei, as obras foram construídas por meio das histórias de vida e trajetórias escolares dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do RS. O lançamento ocorre nesta terça-feira (5/12), às 19h, no saguão do Foro Central II, em Porto Alegre. 

Segundo Katiuci, que também atua como professora de Sociologia da instituição de ensino que virou inspiração para a exposição, as obras trazem à tona a realidade e desafios dos estudantes, que precisaram deixar a escola por motivos que fugiram do seu controle. “Busco refletir e denunciar os múltiplos motivos sociais que arrancam as crianças e adolescentes das escolas, negando a efetivação do direito fundamental à educação básica. Razões essas que estruturam a sociedade e que extrapolam as vontades individuais das pessoas envolvidas no processo de evasão escolar”, explica.

Além das obras compostas por fotografias de carteiras escolares viradas de cabeça para baixo com objetos que exemplificam os motivos do abandono aos estudos, a exposição também conta como uma série de cartas escritas à mão pelos próprios estudantes da EJA, que com suas palavras contam a sua história em relação a educação. As obras ficarão disponíveis para visitação até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.