fbpx

Especial 100 dias de gestão: Vice-presidências Cultural e Social

Especial 100 dias de gestão: Vice-presidências Cultural e Social

A gestão do biênio 2018/2019  completou, no último dia 12/05, seus primeiros cem dias. A associação, para marcar essa passagem, está publicando, diariamente, matérias especiais relatando aos seus associados as ações e conquistas obtidas nesse período. Já estão disponíveis no site o material sobre as atuações da presidência, vice-presidência administrativa e vice-presidência de Aposentados. Hoje, o relato será para as ações das vice-presidências Cultural, coordenada por Madgéli Frantz Machado, e Social, dirigida por Patrícia Antunes Laydner.

CULTURA E ENGAJAMENTO

“Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser – Inclusão e Empreendedorismo”

Ampliar os espaços de discussão por meio de atividades culturais é uma das principais bandeiras da vice-presidência Cultural nesta gestão. Foi com esse norte que, em março, a AJURIS promoveu a segunda edição do evento “Lugar de mulher é onde ela quiser”, em alusão ao Mês da Mulher. Com o mote “Inclusão e Empreendedorismo”, a proposta foi a de promover a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus desafios, conquistas e perspectivas.

O evento foi realizado nos dias 6 e 28 de março, na Escola da AJURIS. A abertura ocorreu com a mostra “Trinta contra Uma”, da artista plástica Graça Craidy que, com suas obras, expôs o episódio do estupro coletivo sofrido por uma adolescente de 16 anos em um morro do Rio de Janeiro, em 2016. O Grupo Musical SAMBAJUS, composto por servidores do Poder Judiciário, abrilhantou a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença de autoridades, associados e da comunidade.

Na sequência foi realizado o painel “Inclusão”, com mediação da vice-presidente cultural Madgéli Frantz Machado, com as participações de Cristina Mazuhy, chefe do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do Tribunal de Justiça do RS (TJRS); Ana Maria Machado da Costa, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS; e Liza Cristina Cenzi, coordenadora Movimento Superação RS – Grupo Inclusivas, que chamou o público para fazer importantes reflexões sobre a inclusão, na sociedade, das mulheres com deficiência.

https://ajuris.org.br/2018/03/07/painel-sobre-inclusao-provoca-reflexoes-no-mes-da-mulher-na-ajuris/

Já no dia 28 de março, o evento contou com uma feira, oportunizando espaço  para que mulheres, com histórias de luta pela emancipação financeira, apresentassem seus empreendimentos. Na sequência, para auxiliar nas reflexões sobre a realidade das mulheres no mercado de trabalho, assim como os desafios do empreendedorismo feminino, uma mesa de debates foi composta pelas seguintes painelistas: a procuradora do Trabalho Ana Lúcia Stumpf Gonzales; a diretora do Senac Comunidade, Cecília Grinberg Herynkopf; a orientadora educacional do Senac Comunidade, Lívia Ferreira Paim da Silva; a presidente da ONG Mulheres em Construção, Bia Kern; e a presidente da Justa Trama, Nelsa Nespolo. A mediação ficou por conta da Juíza de Direito Márcia Kern, diretora do Departamento de Literatura e Pinacoteca. 

 

https://ajuris.org.br/2018/03/29/mes-da-mulher-debate-sobre-empreendedorismo-destaca-a-uniao-para-quebrar-as-barreiras-de-genero/

Campanha de Arrecadação de Produtos de Higiene para Bebês 

Em 13/04 foi feita a entrega dos primeiros itens arrecadados na campanha de produtos de higiene para os bebês de apenadas das unidades do sistema prisional feminino do Estado, lançada pela AJURIS ainda em fevereiro. A doação à Penitenciária Feminina Madre Pelletier foi realizada pela vice-presidente Cultural da Associação, Madgéli Frantz Machado e pela subdiretora do Departamento Cultural, Patrícia Fraga Martins. A AJURIS continua recebendo doações para ajudar a garantir a saúde e conforto dos bebês que vivem na unidade materno-infantil.

Ciclo de Conferências “Fronteiras do Pensamento”

O Departamento Cultural também proporcionou aos associados a possibilidade  de participação no ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, mediante o pagamento através de desconto em folha.  O Ciclo de Conferências teve início no último dia 14, que segue com edições mensais até novembro. Neste ano, o evento tem como tema “O mundo em desacordo: democracia e guerras culturais”. O objetivo é promover o debate entre grandes pensadores de destaque no cenário nacional e internacional, a fim de instigar o público a repensar o porquê do diálogo.

Patrocínio para a Escola Municipal Heitor Villa-Lobos

A AJURIS é parceira da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, sendo grande incentivadora cultural da Orquestra Villa-Lobos, composta por alunos da referida escola, que se localiza na comunidade da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, e que proporciona a inclusão social através do acesso ao conhecimento musical e vivências artísticas.

Além disso, a Escola conta com Projeto de Robótica, cuja equipe de alunos foi selecionada para representar o Brasil em concurso mundial que ocorrerá em Montreal, no Canadá, em junho de 2018. Parte dos custos será suportada pelo Município de Porto Alegre, e o restante das despesas foi objeto de campanha para arrecadação de valores, desenvolvida pela Direção daquela escola, da qual a AJURIS, como incentivo cultural, participou com a doação de R$ 2.000,00, para pagamento das despesas referentes aos vistos canadenses para aos alunos.

ENCONTRO DE DIVERSÃO E AMIZADE

Boteco “Só Para Elas”

No dia 8 de março, para marcar o Dia Internacional da Mulher, mulheres da Magistratura gaúcha tiveram um encontro de diversão, descontração e celebração da amizade. Em sua terceira edição, o Boteco “Só Pra Elas” lotou o terraço da Sede Administrativa da  AJURIS. Entre petiscos e drinques, e com direito a uma divertida aula de flamenco, a cargo do bailaor Pedro Fernandéz, do Tablado Andaluz, as associadas entraram no clima e não decepcionaram no sapateado. A atividade contou também com sorteio de brindes e muitas fotos.

 

Boteco do CAM

Em 12/04, foi promovida mais uma edição do Boteco do CAM, que faz parte das atividades do Curso de Atualização de Magistrados da Escola Superior da Magistratura da AJURIS. No  saguão da ESM, magistrados participantes do curso (na ocasião de Ciências Criminais), palestrantes e convidados puderam confraternizar e trocar experiências.

 

 

Festa de Páscoa na Sede Campestre

A tradicional Festa de Páscoa da AJURIS movimentou a Sede Campestre da Associação, em 8/04. Aproveitando um belo dia de verão fora de época, os pequenos se divertiram com a recreação, pôneis e brinquedos infláveis. A visita mais aguardada chegou por volta das 15 horas: o Coelhinho da Páscoa, que distribuiu chocolates e lembranças para a criançada. Também, durante o dia, os entusiastas do Beach Tênis mostraram suas habilidades em quadra.

 

Culinária

O Departamento de Gastronomia da AJURIS realizou, em 10/05, a primeira edição da aula de culinária no terraço da Sede Administrativa, com a presença de 18 associados. O cardápio oferecido pelas diretoras Gladis Piccini e Marialice Bianchi foi massas e molhos caseiros e a sobremesa foi frutas assadas em papillote. O próximo encontro acontece dia 5 de julho.

 

Almoço de Dia das Mães na Sede Campestre

O também já tradicional Almoço de Dia das Mães da AJURIS levou pelo menos,200 pessoas à Sede Campestre no último domingo (13/05). Evitando fila de espera em restaurantes, as mães e suas famílias desfrutaram de um belo domingo de sol, em meio a um generoso espaço junto à natureza. A criançada se divertiu nos brinquedos infláveis e um dos momentos de muita emoção  foi a distribuição de rosas às mamães, entregues pela presidente da AJURIS, Vera Deboni; pela vice-presidente Cultural, Madgéli Frantz Machado; pela diretora do Departamento Social, Marialice Camargo Bianchi; pela diretora de Pensionistas, Beatriz de Vasconcellos Martins; e pela diretora da Sede Campestre, Viviane Souto Sant’Anna.

Chá das Pensionistas

O Departamento de Pensionistas da AJURIS realizou, na tarde de 05/04, seu primeiro encontro com suas associadas, marcando o início dos trabalhos da diretora Beatriz de Vasconcellos Martins, que destacou que o departamento está aberto a ideias e sugestões de atividades a serem desenvolvidas durante a gestão.

Na abertura do encontro, a presidente da AJURIS, Vera Deboni, falou da importância do departamento, criado em 1991 durante a gestão do magistrado Élvio Schuch Pinto, e o trabalho desenvolvido pela pensionista Eneida T. Barbosa nos últimos 26 anos. Na ocasião, a presidente também lembrou as importantes conquistas da Associação na Assembleia Legislativa, com a aprovação dos projetos de reestruturação do IPERGS, que evitaram o aumento de alíquota das pensionistas. Também participaram da reunião, o vice-presidente Administrativo, Orlando Faccini Neto; a vice-presidente Social, Patrícia Antunes Laydner; o diretor do Departamento de Assistência Jurídica, Henrique Osvaldo Poeta Roenick; o vice-presidente de Aposentados, Felipe Rauen Filho; e a subdiretora do Departamento de Pensionistas, Marianne Antoinette Schuur Loff.

O departamento já tem agendada mais uma atividade. Nos dias 7 e 14 de junho, sempre a partir das 14h, no terraço da AJURIS, acontecerá o Curso de Inclusão Digital para Pensionistas. No primeiro dia, após a aula, também terá um chá da tarde com entrega de lembranças aos aniversariantes dos meses de abril, maio e junho.

ESPORTE E SOLIDARIEDADE

A AJURIS, pela sua vice-presidência Social, também se engajou numa bela campanha. Vizinhà à Sede Campestre, a ONG WinBelemDon teve suas instalações atingidas por um incêndio. Sensibilizada com o projeto, a AJURIS assinou, em 24/04, um convênio de cedência de espaço na Sede Campestre  para a realização das atividades esportivas, permitindo assim que a garotada contemplada com o projeto mantenha o ritmo de suas atividades. “É uma honra para a Associação possibilitar a continuidade de um trabalho tão importante e com impacto positivo não só na vida dessas crianças, como de toda a comunidade”, declarou o vice-presidente de Patrimônio e Finanças da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores.

Durante a assinatura do convênio, que marcou a retomada das aulas após 20 dias sem atividades, o fundador e superintendente do projeto, Marcelo Ruschel, agradeceu a parceria. “Essa não é a primeira vez que a AJURIS contribui com o projeto. Já há sete anos, temos o apoio da Associação, permitindo que nossas crianças tenham momentos de alegria e diversão nas suas dependências. Não temos como mensurar a importância de tudo o que já fizeram pelo projeto”, destacou.

A AJURIS ainda está em permanente campanha de arrecadação de itens para a prática do esporte como bolinhas e raquetes, que estão sendo doadas aos alunos da ONG.

https://ajuris.org.br/2018/04/24/ajuris-cede-espaco-da-sede-campestre-para-retomada-das-atividades-do-projeto-wimbelemdon/

Esporte também em destaque

O Departamento Desportivo da AJURIS, ligado à vice-presidência Social, abriu a temporada de futebol na Sede Campestre já nos primeiros dias de março, com a realização de um triangular.

Já a segunda rodada do Torneio Integração de Futebol aconteceu em 14/04, com a equipe da AJURIS enfrentando os representantes da Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs). A AJURIS fez sua estreia na competição, no dia 24 de março, e acabou perdendo a partida para o time da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS (OAB/RS).

No final de abril, a equipe da AJURIS foi uma das grandes vencedoras do XXV Campeonato Nacional de Futebol Society de Magistrados, na Categoria Super Sênior, realizado em Vitória (ES). Os campeões gaúchos, da categoria acima de 60 anos, ganharam o Troféu de Ouro,  após vencer a disputa com placar de 7 x 1 contra a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG), que ficou em segundo lugar. O evento, organizado pela AMB contou com a participação de mais de 300 juízes e desembargadores de 15 estados brasileiros.

Na cerimônia de encerramento do Campeonato, o diretor do Departamento Desportivo da AJURIS, José Antônio Azambuja Flores, foi homenageado com o Troféu Márcio Mendes pela AMB, pelo trabalho realizado como ex-diretor de Esporte da Associação nacional e por ter sido um dos criadores, em 1998, dos Jogos Nacionais da Magistratura. Também foram homenageados, na oportunidade, o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, como participante dos campeonatos desde 1990, além de ser um dos goleadores com mais de 100 gols e o juiz aposentado Ronaldo Adi Barão Castro da Silva, por ter sido o criador da competição de tênis em nível nacional.

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br