fbpx

Escolas ganham notebooks com doação de verbas das penas alternativas

Escolas ganham notebooks com doação de verbas das penas alternativas

Uma ação promovida pelo Foro de Flores da Cunha vai permitir que um grupo de alunos de escolas públicas da cidade e do município de Nova Pádua tenha acesso remoto às aulas durante o período de pandemia da covid-19. Por decisão do juiz Enzo di Gesu, R$ 77 mil, valor arrecadado com multas impostas a réus como penas alternativas, foram doados para sete escolas das duas cidades, que compraram 38 notebooks e 45 capas de proteção.

O magistrado conta que a ação começou a ganhar forma quando ele percebeu a diferença de estrutura entre as redes privadas e públicas da região para retomar as aulas via conexões digitais depois do período de paralisação por conta da pandemia. Em seguida, o juiz conversou com o Ministério Público local, apresentando a ideia da doação. O passo seguinte foi contatar as escolas públicas da região para identificar as que sofrem com maior vulnerabilidade social. Sete estabelecimentos foram selecionados para serem beneficiados e apresentaram orçamentos para a compra dos equipamentos, que deverão ser disponibilizados para os alunos acompanharem as aulas em casa. “Percebi que, considerando que não havia pedidos do hospital por respiradores ou equipamentos relacionados a covid-19, e Flores da Cunha consegue atender bem também quem precisa de cestas básicas, a maior vulnerabilidade estava na educação”, explica o juiz Enzo di Gesu. 

A entrega dos equipamentos às sete escolas foi feita ao longo da última semana. As escolas municipais contempladas em Flores da Cunha foram a Rio Branco, 1º de Maio, Francisco Zilli, Leonel de Moura Brizola e Tancredo de Almeida Neves e, na rede estadual, a escola São Rafael. Em Nova Pádua, a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain também foi contemplada.

 

Diretora da Escola Estadual São Rafael, que tem 850 alunos no ensino médio, Ana Paula Citolin Rigotto destacou a importância da doação. “Foi muito bem-vinda. Temos um público com dificuldade financeira, e muitos não tinham acesso pelas plataformas virtuais. Vamos promover um revezamento dos equipamentos que vai atingir até 15 alunos que tinham mais dificuldades em acesso digital, além de professores que também não tinham acesso remoto. A gente precisa ter um olhar para essas pessoas que têm um pouco menos”, afirmou. A escola recebeu sete notebooks.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, que também recebeu sete notebooks, a diretora Dorilda Viali Schiavo disse que a iniciativa vai beneficiar muito os estudantes. “Os alunos não têm celulares, computadores e muitas vezes nem o sinal da internet para poder acompanhar os estudos domiciliares que estão sendo propostos na pandemia. Os computadores vão ajudar nossos alunos a não ficarem sem conteúdo por falta da tecnologia. É um trabalho da escola junto com a família em busca de aprendizagem, uma forma de evoluirmos com a educação”, afirmou.

 

Com informações do jornal O Pioneiro