fbpx

Escola em Canoas celebra Festa Farroupilha com apoio da AJURIS

Escola em Canoas celebra Festa Farroupilha com apoio da AJURIS

Em comemoração alusiva ao Dia do Gaúcho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Álvaro Moreyra, em Canoas, recebeu a diretoria da AJURIS para a sua Festa Farroupilha nesta sexta-feira (27/9). A instituição do bairro Rio Branco, uma das beneficiadas pela Campanha Solidária da AJURIS, reuniu seus alunos para um dia de brincadeiras, dança e celebração da cultura gaúcha.

Durante a visita da AJURIS, realizada pelo presidente Cristiano Vilhalba Flores, pela vice-presidente Cultural, Samyra Bernardi, e pela juíza Patrícia Tonet, da 12ª coordenadoria da AJURIS (Canoas), os magistrados foram guiados pela escola para observar as reformas feitas a partir das doações da Campanha Solidária da Associação após as enchentes de maio, além de acompanharem uma apresentação de dança tradicionalista dos alunos.

“Da enchente para cá estivemos acompanhando toda a evolução e sempre sendo testemunha do empenho dos alunos e dos professores para que as coisas acontecessem, então realmente é muito emocionante voltar aqui”, afirma a juíza Patrícia Tonet, escolhida como madrinha da escola.

A instituição, que retomou as atividades no dia 5/8, recebeu melhorias nas salas de aula, da direção, nos banheiros, na cozinha e na parte externa do prédio. Todas as reformas contempladas pelo auxílio da Associação. Além disso, com colaboração do diretor do Departamento de Cultura Gaúcha da AJURIS, Roberto Laux, foram doados itens da cultura gaúcha, como bandeiras e adornos, em substituição aos destruídos nas enchentes.

“A festa de hoje a gente fez para receber a AJURIS. Para eles verem como a escola está diferente, está bonita, movimentada. Se a Associação não tivesse nos ajudado, nós não teríamos conseguido recomeçar”, agradece a diretora da escola, Luciana Schenkel.

Emocionado, o presidente da AJURIS falou com os alunos e destacou a alegria de ver a escola cheia e também valorizou as doações dos magistrados que permitiram a retomada do local. “O que a gente fez foi de coração. Para nós é uma alegria ver isso se realizar. Cada ajuda que nós, pela Associação, pudemos dar, com a contribuição de tantos colegas, até de fora do Estado, foi muito importante”, disse.

A vice-presidente Cultural lembrou que a tradicional Festa Farroupilha da AJURIS não foi realizada neste ano em razão da situação da Sede Campestre, também afetada pelas águas. “Nós achamos que a melhor forma de comemorarmos essa data que é tão importante para os gaúchos, seria contribuir para que uma escola pudesse ter essa festa da forma como merece”, ressaltou.