fbpx

Encontro do Bem reúne jovens, música e juízes em Porto Alegre

Encontro do Bem reúne jovens, música e juízes em Porto Alegre

Com a flauta doce em mãos e regada de alegria, Eduarda Gattino Silveira, 14 anos, era uma dos 35 jovens da Orquestra Villa-Lobos que se apresentaram no espetáculo Encontro do Bem, promovido pela Associação dos Juízes do RS (AJURIS) na noite desta quinta-feira (26/10). A menina representa a segunda geração da família no concerto musical, seguindo os passos do pai que também participou do projeto social que surgiu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, em Porto Alegre. “Para mim, estar na Orquestra é bem legal, principalmente porque a minha família sempre me incentivou a entrar no caminho da música. Foi um lugar que o meu pai fez parte, e é muito bom eu também participar”, afirmou.

Regidos sob as mãos e os olhares da maestrina Cecilia Silveira, os jovens da Orquestra Villa-Lobos deram um show de interpretação de músicas brasileiras no auditório do Foro Central II, na Capital. Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos foi destinado ao projeto social. “O Encontro do Bem é um momento muito aguardado no ano da Orquestra Villa-Lobos porque já se tornou um evento tradicional na nossa agenda. Por isso, sempre procuramos preparar um espetáculo diferente todos os anos e mostrar cada vez mais o talento desses jovens artistas”, destacou. 

O espetáculo ainda teve apresentação especial da cantora e compositora Stephanie Soeiro, ex-integrante do concerto musical que agora segue carreira solo. A jovem interpretou músicas como Trem das Onze e Casa no Campo. Segundo o juiz de Direito Charles Maciel Bittencourt, diretor no Núcleo de Promoção da Cidadania do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, é fundamental a parceria da Associação com projetos sociais promovidos por eventos como o Encontro do Bem. “Essa oportunidade dos jovens se apresentarem e terem contato com o público é algo muito rico, porque eles têm a chance de se verem ao mesmo tempo que estão se mostrando para a sociedade que muitas vezes não os enxerga. Dentro do trabalho que a AJURIS propõe, tanto no âmbito da cultura quanto da cidadania, é importante termos esse olhar e estarmos juntos da comunidade”, disse. 

A presidência da Associação foi representada no evento pela diretora do Departamento das Pensionistas, Angela Gastal Parmentier Carvalho.

Conheça a Orquestra

A Orquestra Villa-Lobos atua há 29 anos por meio de um projeto desenvolvido com a participação de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa. De 1992 até hoje, já foram mais de 1,3 mil concertos pelo Brasil e em países da América do Sul. O grupo artístico é formado por 40 músicos, com idades entre 12 e 25 anos, que tocam flauta doce, violino, viola, violoncelo, violão, percussão, piano, contrabaixo e cavaquinho.