13 jan Élvio Schuch Pinto é destaque na Radioweb AJURIS nesta quarta-feira
A Radioweb reprisa nesta quarta-feira (14/1), às 13h, o minidocumentário do AJURIS em sete décadas com o ex-presidente do Conselho Executivo Élvio Schuch Pinto, presidente no biênio 1990/1991.
No fim da década de 1970, o Brasil vivia uma fase de intensas transformações sociais, econômicas e políticas. A juventude, os artistas, a intelectualidade e alguns políticos sonhavam com mudanças, vislumbravam o fim do conservadorismo e da repressão instalados desde 1964, quando se estabeleceu a ditadura militar no país. A efervescência política e social refletiu-se também na forma de atuar da AJURIS. Ao longo dos anos, a Magistratura descobriu a capacidade de mobilização da classe e passou a assumir um papel de protagonista tanto na defesa de direitos dos juízes, como de interesses da sociedade.
No cenário interno da Associação, que desde a sua fundação, em 1944, não experimentava eleições disputadas, surgiu um grupo de juízes de Direito denominado Jagunços. Imbuídos do espírito democrático, eles buscavam democratizar a entidade, permitindo que os juízes de Direito também disputassem a eleição para presidente. O grupo passou a disputar espaço com os desembargadores – até então, os únicos que podiam, de acordo com os estatutos da Associação, integrarem a direção da AJURIS. Foi uma época de intensos debates.
“Os Jagunços não eram contra ninguém, mas a favor de uma democratização nos quadros e na administração da AJURIS. Até então, mais por efeito da história que por outra coisa, só desembargador presidia a AJURIS”, comenta Élvio Schuch Pinto.
O grupo lutou para que ocorressem alterações estatutárias na AJURIS. Em 1975, formaram uma chapa para concorrer às eleições. Em dezembro de 1979, pela primeira vez, a eleição para a Presidência da AJURIS foi disputada, com um sistema de votação por cédula única e nomes registrados para os diversos cargos, a exemplo do que já acontecia na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Retrospectiva 2014 – A Radioweb AJURIS apresenta, em janeiro e fevereiro, uma retrospectiva dos principais programas de 2014. A programação conta com reprises do Sala de Audiência, do AJURIS em Sete Décadas, no qual foram ouvidos ex-presidentes dos conselhos Executivo e Deliberativo, do Cultura AJURIS, do Juízes em Ação, além dos boletins informativos e institucionais.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br