fbpx

Edição do Jornal da AJURIS destaca avanços da Justiça Restaurativa

Edição do Jornal da AJURIS destaca avanços da Justiça Restaurativa

O Jornal da AJURIS edição nº 282 destacou  em matéria de capa, o avanço das práticas restaurativas na resolução de conflitos. Em 2015, a Justiça Restaurativa celebrou 10 anos de institucionalização da iniciativa no país, que teve a sua origem na AJURIS e na Escola Superior da Magistratura. A edição de maio a julho, também apresenta uma novidade que é o acesso por QR Code a um vídeo sobre a iniciativa.

A edição traz depoimentos sobre como a realização dos círculos restaurativos tem colaborado na resolução de conflitos, além disso, apresenta dados sobre o processo de implementação e identifica o cenário da difusão da metodologia em todo o país.

A reportagem especial Prática de construção da paz ganha o Brasil, conta histórias como a de Adílson Rodrigues Alves, que aos 17 anos cumpriu medida socioeducativa na Fundação de Assistência Social (Fase). Na época, por iniciativa do juiz da Vara de Infância e Juventude de Porto Alegre Leoberto Narciso Brancher, Adílson participou de círculos restaurativos com a família, amigos e vizinhos, atitude que resultou no resgate do jovem infrator e que ele se tornasse um divulgador da prática.

Em 2015, por iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul institucionalizou a prática com a criação do programa Justiça Restaurativa para o Século 21, que tem o objetivo de expandir os métodos autocompositivos para outras Comarcas e em outras áreas do 1º Grau de jurisdição.

A edição completa pode ser acessados AQUI.

Confira abaixo o vídeo sobre Justiça Restaurativa:

Confira também na edição matéria sobre o projeto-piloto das Audiências de Conciliação nos processos de reintegração de posse em ocupações urbanas; o artigo do vice-presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, sobre A superação do paradigma da desconfiança: o nosso papel de copartícipe das promessas constitucionais; e as ações da Associação em prol da retomada da paridade.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br