25 maio Divulgação da Carta de Belo Horizonte encerra o Congresso de Pensionistas
O Rio Grande do Sul, com 69 participantes, foi a maior delegação do evento.
O X Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura, realizado em Belo Horizonte, terminou nesta sexta-feira (22/5), com a divulgação da Carta de Belo Horizonte 2015. No documento, as pensionistas de todo o país reafirmam a luta pelo resgate de seus direitos, entre eles a integralidade no pagamento das pensões e a defesa da PEC 555, contra a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. Leia AQUI a Carta na íntegra.
Após a divulgação da Carta, A diretora do Departamento de Pensionistas da AMB, Eneida Terezinha Barbosa, que também é diretora do Departamento homônimo da AJURIS, recebeu o troféu em nome da maior delegação presente ao evento – o Rio Grande do Sul. O Estado esteve representado por 69 participantes. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 53. Também participaram do Congresso os estados do Pará, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Paraíba, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Piauí e Espírito Santo.
Durante a solenidade de encerramento, a diretora Eneida Barbosa fez a leitura da Carta a todos os presentes. “Quando chegarem em suas cidades, levem a nossa Carta aos presidentes de suas associações e dos tribunais de Justiça. Esse auditório cheio representa nossa voz. E que, daqui desse horizonte lindo, nossa voz ecoe por todo o Brasil” , disse Eneida Barbosa, agradecendo ao presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, ao presidente da Amagis, Herbert Carneiro, e a todas as diretoras de Pensionistas. “Se tivemos sucesso, o mérito é de vocês. Muito obrigada”, concluiu.
Durante quatro dias, as pensionistas tiveram uma extensa programação em Belo Horizonte que contou com palestras sobre saúde, qualidade de vida, planejamento do orçamento familiar e previdência pública. No último dia do Congresso (22/5), antes da divulgação da Carta, foram apresentadas palestras sobre diabetes e resistência à insulina, e sobre história, moda e comportamento.
Eneida Barbosa também foi homenageada pela AMB durante o Congresso. Das mãos do presidente, João Ricardo dos Santos Costa, a diretora recebeu uma placa de agradecimento por todo seu empenho na realização do Congresso das Pensionistas.
Pleitos das Pensionistas – As postulações das pensionistas foram discutidas durante os quatro dias de realização do Congresso na capital mineira, que contou com a participação do presidente da AMB, João Ricardo do Santos Costa; do presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, do presidente da Amagis, Herbert Carneiro, do presidente do TJ/MG, Pedro Bitencourt, da diretora de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, da diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes, entre outras autoridades.
* Com informações e fotos da Amagis
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br