fbpx

Direitos dos Animais é o tema do Sala de Audiência desta segunda-feira

Direitos dos Animais é o tema do Sala de Audiência desta segunda-feira

Nesta segunda-feira (26/1), a Radioweb AJURIS retransmitiu o programa Sala de Audiência com o tema Direito dos Animais. A edição conta com a participação de Regina Becker, atual deputada estadual e na época secretária da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) de Porto Alegre. Ouça a edição nos links abaixo.

A preocupação de quem trabalha pelos animais aumenta com a chegada do verão, já que neste período de férias o abandono de animais é maior do que nas outras épocas do ano. “Há pessoas que adquirem o animal pensando como se ele fosse um brinquedo vivo. Mas é um ser que tem que ter seus direitos reconhecidos”, ressalta Regina Becker.

Com pouco mais de dois anos de trabalho, a Seda contabilizava 12 mil fiscalizações de maus-tratos e 14 mil esterilizações de cães e gatos, além de mais de 10 mil animais na fila de espera pela castração. No programa comandado pela juíza de Direito Rosana Broglio Garbin, a secretária também explica os procedimentos da Seda, tanto para esterilização quanto para resgate de animais atropelados e em risco de morte. A secretária ainda tem parcerias com protetores e clínicas.

“Entendemos que o animal não humano só tem direitos, e nós é que temos deveres com eles”, defende Regina, que depois de muitos anos atuando como protetora voluntária incentivou o marido, o prefeito José Fortunati, a criar uma secretaria para cuidar especialmente dos animais. “O poder público tem que dar conta de todas as questões. E a questão animal tem que estar dentro das políticas para o meio ambiente”, justifica.

A Seda não possui canil nem gatil públicos, não recebe animais a não ser para tratamento veterinário. A secretária lembra que experiências em várias partes do mundo mostram que canis e gatis se tornam um incentivo ao abandono, além de privar os animais da liberdade. “Jaulas, grades e baias são invenções do ser humano. Os animais não cometeram delitos para estarem enjaulados”, completa.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br