fbpx

Direção da AJURIS prestigia posse da nova presidente do TRE-RS

Direção da AJURIS prestigia posse da nova presidente do TRE-RS

Liselena Robles Ribeiro estará à frente do Tribunal Eleitoral no próximo ano

A Direção da AJURIS prestigiou, nesta terça-feira (24/5), a posse da desembargadora Liselena Robles Ribeiro na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS). A magistrada presidirá a próxima eleição municipal e será a primeira mulher a conduzir um processo eleitoral no Estado. Na ocasião, o ex-presidente da Associação Carlos Cini Marchionatti tomou posse como vice-presidente, corregedor e ouvidor do Tribunal.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, e a vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, destacaram a importância da Justiça Eleitoral na manutenção e garantia do processo democrático brasileiro. “As eleições desse ano têm um grande desafio, já que é o primeiro processo eleitoral com a vedação às doações empresariais. É um momento muito importante para todos os cidadãos que anseiam por um processo livre de corrupção”, afirmou Schäfer.

De acordo com o presidente da Associação, em razão da grande inserção e presença territorial da Justiça Estadual, o acompanhamento do pleito municipal ocorre de maneira mais efetiva. “A próxima eleição terá características diferentes em razão da mudança da legislação e da crise política. Temos convicção que a proximidade dos magistrados eleitorais com a população será fundamental para garantir a lisura do processo democrático”, afirmou.

Após ser empossada, a desembargadora Liselena destacou que a Justiça Eleitoral não será protagonista das eleições, mas “não se omitirá diante de qualquer abuso que macule o sufrágio”. A presidente do TRE-RS também repudiou os “os discursos irresponsáveis de manipulação eleitoral”, destacando que o sistema é um dos mais seguros do mundo.

Em seu discurso de encerramento de gestão à frente do TRE-RS, o desembargador Luiz Felipe Brasil Santos também destacou o fim do financiamento privado para as campanhas eleitorais e alertou para que isso não gere doações ilegais e caixa 2.

A Direção do Tribunal de Justiça (TJ/RS) também participou do evento, com a presença do presidente Luiz Felipe Silveira Difini; do 1º vice-presidente, Carlos Eduardo Zietlow Duro; do 3º vice-presidente, Paulo Roberto Lessa Franz e da Corregedora-Geral da Justiça, Iris Helena Medeiros Nogueira. Também prestigiaram a posse o presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Gischkow Pereira; o diretor da Revista da AJURIS, Ingo Wolfgang Sarlet; o diretor de Direitos Humanos da AJURIS Mauro Evely Vieira de Borba; e o integrante do Conselho Deliberativo Ícaro Carvalho de Bem Osório.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br