fbpx

Direção da AJURIS participa de reunião da União Gaúcha

Direção da AJURIS participa de reunião da União Gaúcha

Entidades debateram sobre IPE Previdência.

IMG_1588

A Direção da AJURIS, representada pela vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, e o vice-presidente Social, Max Akira Senda de Brito, acompanhou, nesta segunda-feira (6/6), a reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. Na pauta, discussões em relação a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2017, e a apresentação do balanço de gestão do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS).

O diretor de Previdência do IPE e integrante da União Gaúcha, Ari Lovera, apresentou o balanço de gestão em relação a 2015. Conforme Lovera, o Plano Financeiro, que se baseia no Regime Financeiro de Repartição Simples (RFRS), conta com 304 mil beneficiários. Já o Plano Previdenciário (FundoPrev), criado em 2012, conta com 21 mil beneficiários, sendo dois inativos e 9 pensionistas. O diretor detalhou, ainda, a sindicância feita nas pensões de filhas solteiras, que representa uma economia de R$ 148 mil/mês.

Durante a reunião, Vera Deboni abordou a importância de uma regulamentação que garanta o tratamento isonômico para as pensões, ou seja, que sejam proporcionadas as mesmas garantias para pensões de cônjuges do sexo masculino e feminino. “É necessário que façamos essa discussão para evitar a necessidade de demandas judiciais para efetivação do direito constitucional de tratamento idêntico entre homens e mulheres e também  as consequências das condenações que irão onerar o IPE”, apontou, destacando que na Magistratura as mulheres já representam 56%, sendo que em segmentos, como o Magistério, o índice deve ser muito superior.

Após a manifestação da vice-presidente da AJURIS, os integrantes da União Gaúcha destacaram a importância do tema e se comprometeram a colocar o assunto em pauta nos próximos encontros.

Encontro do Bem

IMG_1607Na ocasião, o vice-presidente Social da AJURIS, Max Akira Senda de Brito, convidou as entidades para o Encontro do Bem, que vai reunir a Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre) e a Banda Liberdade (Passo Fundo). O evento tem o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira dos projetos, que, por meio da música, transformam a vida de quase mil adolescentes em situação de vulnerabilidade. O Encontro do Bem que acontece no próximo dia 9 de junho, às 18h30, no Foro Central II (Rua Manoelito de Ornelas, 50), em Porto Alegre.


Os ingressos já estão sendo vendidos por R$ 25,00, na sede da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 81). Mais informações pelos telefones (51) 3284.9112 / 9156 ou pelo e-mail eventos@ajuris.org.br. Confira o evento do Facebook e saiba mais sobre os projetos: https://www.facebook.com/events/658493460968636/

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br