fbpx

Desembargador Cláudio Martinewski eleito presidente da AJURIS para o biênio 2022-2023

Desembargador Cláudio Martinewski eleito presidente da AJURIS para o biênio 2022-2023

O desembargador Cláudio Martinewski, 60 anos, é o novo presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) para a gestão 2022-23. Com chapa única, a eleição ocorreu pela primeira vez em formato totalmente virtual entre os dias 5 e até as 12h de 8 de dezembro. O pleito contou com a participação de 795  magistrados da ativa e aposentados. A posse da nova diretoria está marcada para 1º de fevereiro.

“Considero como um dos grandes desafios da minha carreira assumir a direção da AJURIS,  uma das mais respeitadas associações de classe do Brasil. Vamos marcar nossa gestão pela participação nos debates institucionais que perpassam o nosso modelo de Estado Democrático de Direito, das questões sociais e econômicas que afetam a vida em sociedade e, principalmente, pela luta intransigente na defesa das prerrogativas e autonomias da magistratura e contínua implementação e aperfeiçoamento  das condições do exercício pleno da atividade jurisdicional. Não podemos mais aceitar que o trabalho dos colegas não tenha a correta valorização pela dedicação e responsabilidade que é exercida pela magistratura gaúcha”, disse o presidente eleito da AJURIS.

O presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto, também comentou o resultado da eleição. “Como integrante da atual gestão, Cláudio viveu conosco todos os desafios de administrar a AJURIS em um momento único e bastante difícil. Por sua larga experiência no envolvimento das causas associativas, tenho convicção de que ele, junto a seus companheiros de chapa, está preparado para os desafios que o pós-pandemia nos reserva, principalmente nas questões que envolvem os interesses diretos dos colegas. Ao Cláudio, desejo toda sorte na sua administração”, disse.

Natural de Porto Alegre, Martinewski é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), com especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (SP) e MBA em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (RJ).

Ingressou na magistratura como pretor em 1987 e, em 1990, assumiu como juiz, atuando nas comarcas de Encantado, Dom Pedrito e Porto Alegre, onde atuou na 6ª Vara da Fazenda Pública. Foi juiz-corregedor no Tribunal de Justiça, diretor da Escola da Magistratura da AJURIS e diretor do Foro de Porto Alegre. Em 2014, foi promovido a desembargador e passou a integrar a 23ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS.

O desembargador também sempre teve ativa vida associativa, com especial dedicação às atividades de melhorias e qualificação do serviço público. Foi presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, secretário-executivo do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário, conselheiro do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) e integrante do Fórum Interinstitucional Previdenciário do TRF – 4ª Região, em representação do Poder Judiciário estadual. Na AJURIS, foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças e vice-presidente Administrativo.

A divulgação dos resultados foi feita pela Comissão Eleitoral da AJURIS no início da tarde desta quarta-feira (8/12), na Sede Administrativa. Além do Conselho Executivo, foram eleitos os integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal. Confira a nominata completa para a nova gestão:

Conselho Executivo

Presidente: Cláudio Martinewski
Vice-presidente Administrativo: Cristiano Vilhalba Flores
Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Thiago Dias da Cunha
Vice-presidente Cultural: Daniel Neves Pereira
Vice-presidente Social: Amita Leão Barcellos Milleto
Vice-presidente de Aposentados: Helena Ruppenthal Cunha

Conselho Deliberativo

Mauro Peil Martins
Ângelo Maraninchi Giannakos
Laura de Borba Maciel Fleck
Tomás Silveira Martins Hartmann
Eduardo Sávio Busanello
Mauro Borba
Henrique Osvaldo Poeta Roenick
Fernanda Ghiringhelli de Azevedo
Silvio Viezzer
Gabriela Dantas Bobsin
Helga Inge Reeps
Priscila Gomes Palmeiro
Cleber Cardoso Pires
Flávio Mendes Rabello
Lizandra Cericato

Conselho Fiscal

Rosane Wanner da Silva Bordasch
Leandro Raul Klippel
Léo Pietrowski