fbpx

Departamento de Pensionistas debate temas de interesse das associadas

Departamento de Pensionistas debate temas de interesse das associadas

Reunidas na sede Administrativa, as pensionistas da AJURIS realizaram, na tarde de quarta-feira (26/7), a primeira reunião do ano. O encontro foi coordenado pela diretora Eneida T. Barbosa e contou com a participação da vice-presidente Administrativa, Vera Deboni, e do diretor de Saúde do IPERGS, Ari Lovera, e do gerente da Cooperativa Sicredi AJURIS Evandro Quanz.

Durante a reunião Eneida T. Barbosa falou sobre as lutas históricas das pensionistas, como a migração da folha de pagamento das pensões para o Tribunal de Justiça. “Se a folha de pagamento fosse pelo Tribunal de Justiça, não receberíamos parcelado”, afirmou, citando que o pagamento das pensionistas da Magistratura é feito pelo Tribunal nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Acre, Tocantins, Amazonas e Roraima.

Sobre o assunto, Eneida Barbosa frisou a importância das pensionistas: “somos os pilares de sustentação da família do magistrado falecido, somos o alicerce da família”. Ela relatou, ainda, que o direito ao voto para pensionistas foi concedido nas associações de São Paulo, Fortaleza, Rondônia e Espírito Santo, e que esta é uma luta histórica do Departamento.

“Durante os 26 anos do Departamento tivemos muitas conquistas, mas também perdas, a perda aconteceu com o mensalão, pois até 31 de dezembro de 2003 foi publicada a Emenda Constitucional 41/2003, quem já era pensionista continuaria com a integralidade. A partir de 3 de janeiro de 2004 a pensionista passou a receber 70% acima do teto do valor do benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)”, afirmou a diretora do Departamento, explicando que, com isso a pensão fica vinculada ao reajuste do RGPS, sendo o valor atualmente de R$ 5.531,31.

A vice-presidente Administrativa, Vera Deboni, saudou a grande participação das pensionistas na reunião e fez o convite para que as associadas participem do Baile de 73 anos da AJURIS, que acontece no dia 18 de agosto, e do XII Congresso Estadual de Magistrados, nos dias 28 e 29 de setembro, em Bento Gonçalves. “É sempre uma alegria receber as senhoras na AJURIS e queremos contar sempre e cada vez mais com a participação de todas nas atividades da Associação para abrilhantar os nossos eventos”, destacou Vera Deboni.

O convite também foi reforçado pela diretora Eneida T. Barbosa que falou sobre a importância das pensionistas participarem das atividades, principalmente pelos benefícios sociais do convívio e para a saúde: “É isso que eu quero de vocês, um grupo alegre e participativo. Vamos viver a vida intensamente”.

Citando o poema de Cora Coralina que fala de gratidão e sobre o tempo, Vera Deboni encerrou a fala lembrando o cuidado que a AJURIS tem com as pensionistas da Associação e os 26 anos do Departamento.

Desconto previdenciário

A reunião teve também como pauta os esclarecimentos sobre o pedido de isenção do desconto previdenciário do IPERGS para as pensionistas e aposentados com doenças especificadas, sendo elas graves, contagiosas, incuráveis ou incapacitantes.

O diretor de Previdência do IPERGS Ari Lovera foi convidado pela diretora Eneida Barbosa para palestrar sobre Isenção Parcial da Contribuição Previdenciária de acordo com a Lei Estadual 14.967/2016 e explicou o procedimento. “Por meio do mesmo formulário é possível solicitar a isenção do imposto de renda e da contribuição previdenciária, que será de até dois tetos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)”, afirmou, esclarecendo que equivale a R$ 11.062,62. Desta forma, o desconto será de 14% ao que exceder esse valor.

Conforme Lovera, o procedimento é simples: as pessoas que se enquadram devem preencher o formulário, anexando um atestado médico com o CID da doença. “O médico perito do IPERGS vai avaliar, pode ser que peça exames, e então vai expedir o laudo com a avaliação”, destacou. O formulário foi entregue no final da reunião e está disponível no Departamento Jurídico da AJURIS.

Sicredi AJURIS

Na ocasião, o gerente do Sicredi AJURIS Evandro Quanz explicou para as pensionistas as vantagens de aderir a cooperativa de crédito e investimentos, e falou sobre as taxas para transações, como empréstimos, investimentos e financiamentos.

Eneida ressaltou, ainda, o atendimento diferenciado oferecido pelo Sicredi AJURIS, além da segurança proporcionada pelo local. A diretora do Departamento encerrou a reunião agradecendo a participação dos palestrantes e a representativa presença de 46 pessoas.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br